Trapezistas acusam Victor Hugo Cardinali de agressões e ameaças na Trofa

Publicidade

Casal diz ter sido agredido após recusar trabalho por motivos de saúde. Artistas prometem apresentar queixa.

Um casal de trapezistas denunciou ter sido agredido e ameaçado de morte por Victor Hugo Cardinali, proprietário do famoso Circo Cardinali, na sequência de uma alegada recusa em trabalhar na montagem do circo na Trofa, no passado dia 28 de março. A denúncia foi feita pelo Jornal de Notícias, que ouviu o relato das vítimas.

Segundo Vítor Constant, trapezista brasileiro, o incidente teve início após ter comunicado por mensagem que não se encontrava em condições físicas para colaborar nos trabalhos de montagem, devido a dores intensas nas mãos e cotovelos, resultantes, afirma, de jornadas de trabalho entre 12 e 16 horas diárias.

O artista afirma que Cardinali tentou invadir a caravana onde vivia com a companheira, Bárbara Farias, também trapezista, e que ambos foram expulsos do recinto. Posteriormente, ao tentarem conversar com uma responsável pelo contrato de trabalho, foram abordados por Victor Hugo Cardinali, que, alegadamente, agrediu Vítor com um soco no rosto.

Queixa será apresentada

Conforme o JN, os artistas garantem que vão apresentar queixa às autoridades. O casal, com contrato válido até outubro, diz ter sido posto na rua e afirma que abandonou a Trofa com receio de represálias.

Segundo os trapezistas, o ambiente dentro do circo é “marcado pelo medo do dono”. Alegam que, na semana anterior ao incidente, três colegas abandonaram o circo devido a atrasos salariais, maus-tratos e excesso de carga horária.

“Somos trapezistas, trabalhamos a 12 metros de altura, sem proteção. Se as mãos não estiverem bem, não há segurança, e também não somos pagos. Recebemos por cada dia de espetáculo”, lamenta Vítor Constant.

Cardinali recusa comentar

Contactado pelo Jornal de Notícias, Victor Hugo Cardinali recusou prestar declarações sobre as acusações. O Circo Cardinali estava em digressão pela Trofa para uma série de espetáculos no último fim de semana.