António Costa Pinto e Karina Carvalho são os oradores da 4.ª conferência do ciclo “Conferências do Futuro”, promovido pela Fundação Gramaxo. Moderação a cargo de Francisco Porto Fernandes.
O auditório da Fundação Gramaxo, no centro da Maia, recebe esta quinta-feira, 10 de abril, às 21h00, mais uma sessão do ciclo “Conferências do Futuro”, desta vez dedicada ao tema “O Futuro da Política”.
O evento conta com a presença de António Costa Pinto, um dos mais reconhecidos politólogos portugueses, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com vasta obra publicada sobre regimes políticos, autoritarismo e democracia. A seu lado estará Karina Carvalho, socióloga especializada em governança, anticorrupção e direitos humanos, com um percurso internacional que inclui cargos na Transparency International e na EthosGov.
A moderação do debate ficará a cargo de Francisco Porto Fernandes, jovem dirigente estudantil e presidente da Federação Académica do Porto, que promete trazer a voz das novas gerações a um debate cada vez mais urgente.
A sessão propõe-se abordar os desafios atuais das democracias liberais, o crescimento do populismo, o papel dos algoritmos na formação da opinião pública e a desinformação em tempos de pós-verdade. Haverá também espaço para discutir as causas da crescente desconfiança dos cidadãos nas instituições democráticas, o aumento da xenofobia na Europa e os efeitos da concentração de riqueza e da corrupção na vitalidade da vida política.
Após as intervenções dos oradores, o público poderá colocar questões num espaço de diálogo aberto, plural e participativo.
O ciclo “Conferências do Futuro” é comissariado por Victor Sampaio Dias e conta com uma Comissão Consultiva presidida por Sebastião Feyo de Azevedo, com os vogais Luís Melo e Nassalete Miranda.
A conferência decorre na sede da Fundação Gramaxo, na Rua Conselheiro Costa Aroso, n.º 601, em pleno centro da cidade da Maia. A entrada é livre, mediante lotação do espaço.
