Imagem: Município da Maia
A edição de 2025 da competição do Conservatório de Música da Maia reforça dimensão nacional e recebe 55 jovens talentos da música clássica.
A Maia transforma-se, esta semana, num ponto de encontro nacional para os jovens talentos da música erudita, com a realização do Concurso Manuel Ivo Cruz, que este ano regista um crescimento expressivo na sua dimensão e notoriedade. A prova, instituída pelo Conservatório de Música da Maia, recebe 55 concorrentes oriundos de 25 cidades portuguesas, numa celebração do talento jovem e do legado artístico do maestro que dá nome à competição.
A decorrer entre os dias 16 e 18 de abril, o concurso vai passar por dois espaços culturais do concelho: o Auditório da Quinta da Gruta e o Fórum da Maia. Os participantes, com idades entre os 6 e os 24 anos, estão divididos em cinco escalões – Minis, Infantil, Juvenil, Júnior e Sénior – e competirão nas categorias de violino, piano e trompa.
A presidência do júri será rotativa, com a presença de nomes de referência da música clássica nacional e internacional: Pedro Burmester, consagrado pianista português; Tatiana Afanasieva, violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música; e Nuno Vaz, também da mesma orquestra, como especialista em trompa.
Segundo Mário Costa, diretor pedagógico do Conservatório, esta expansão representa “uma verdadeira integração da escola no panorama educativo artístico nacional, ao mesmo tempo que homenageamos um dos nossos maiores nomes”. Já Emília Santos, presidente da Fundação Conservatório de Música da Maia, destaca a importância do aumento do valor dos prémios – cerca de 5.000 euros –, como “um estímulo direto ao talento e à excelência artística”.
A edição de 2025 é marcada pela chegada inédita de jovens músicos de todo o país, com destaque para cidades como Lisboa, Viseu, Castelo Branco, Vila Real e Águeda, além das já habituais presenças do norte como Porto, Braga, Maia, Matosinhos e Gondomar.
A competição começa esta quarta-feira com os violinistas, prossegue com os pianistas a 17 de abril e termina a 18 com os intérpretes de trompa. Mais do que uma competição, o Concurso Manuel Ivo Cruz afirma-se como uma montra do futuro da música clássica em Portugal.
Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt

Seja o primeiro a comentar em "Concurso Manuel Ivo Cruz atrai jovens músicos de 25 cidades à Maia"