Casas do Benfica vandalizadas em Paredes, Gondomar e Matosinhos na véspera do clássico

Imagem em destaque: Facebook Casa do Benfica de Matosinhos

Atos de vandalismo ocorreram durante a madrugada, poucas horas antes do jogo entre FC Porto e SL Benfica

As Casas do Benfica de Paredes, Gondomar e Matosinhos foram alvo de atos de vandalismo durante a madrugada desta segunda-feira, na véspera do clássico entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica.

Em Paredes, as imagens partilhadas nas redes sociais mostram cadeiras e mesas da esplanada arremessadas para a via pública, bem como o gradeamento frontal completamente destruído. “A nossa casa foi vandalizada. Uma vergonha ainda existirem pessoas que não sabem separar as coisas”, lamentou a direção local através de uma publicação oficial no Facebook.

Também em Gondomar, a Casa do Benfica reportou a destruição das montras principais. “Mais um ato de vandalismo. Esta noite, pelas 3 da manhã, partiram as montras na Casa do Benfica em Gondomar. Assim é o desporto em Portugal”, lê-se na mesma rede social.

Em Matosinhos, a situação foi semelhante. Com recurso a pedras da calçada, os autores dos danos partiram a montra da entrada. “É nestes momentos que percebemos que ainda existem energúmenos que não têm lugar no futebol. Nada justifica este tipo de comportamentos”, condenou a direção da Casa.

As autoridades estão a par dos incidentes, mas até ao momento não há detenções nem suspeitos identificados.

Os atos de vandalismo surgem na sequência de um ambiente de tensão crescente entre adeptos, depois de, na madrugada de sábado, alegados simpatizantes do Benfica terem acendido tochas na Ponte Luís I, no Porto.

A PSP está a investigar os casos e não exclui a possibilidade de estarem relacionados com o jogo de alto risco entre os dois clubes rivais, disputado esta noite no Estádio do Dragão.