Imagem em destaque: Município de Gondomar
A Câmara Municipal de Gondomar vai assinalar o “Mês da Proteção Civil” com um conjunto de iniciativas que decorrem de 6 a 31 de março, envolvendo mais de 1.500 participantes, entre alunos do ensino básico e população sénior.

Sob o mote “Garantia de Segurança da População”, o programa pretende sensibilizar os gondomarenses para boas práticas em situações de emergência, reforçando a importância da prevenção e da resposta rápida a incidentes.
Entre as principais ações, destacam-se visitas de alunos do 3.º ciclo à Central Municipal de Operações de Socorro de Gondomar, onde terão contacto com os meios de emergência disponíveis. Serão ainda promovidas palestras sobre a correta utilização do 112, dinamizadas pelo Centro Operacional do Norte e pela PSP, alertando para as consequências das chamadas falsas.
Para a população sénior, além da visita à central e à mostra de equipamentos operacionais, serão promovidas sessões sobre segurança e apoio social, incluindo a apresentação do projeto APROXIMA – Rede de Proteção e Apoio à População Sénior, que oferece um serviço gratuito de teleassistência. Os participantes terão também acesso a rastreios de saúde.
A iniciativa conta com a colaboração da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Polícia Municipal e da Polícia de Segurança Pública.