A Maia vai ser Capital Europeia do Voluntariado em 2026

Foto: Imagem do Vídeo Oficial do Município da Maia reconhecido // @DR

O anúncio foi feito, na passada sexta-feira, ao final da tarde, em Trento, Itália.

Na escolha da Maia, o júri destacou que a cidade é um exemplo notável de como o voluntariado pode ser usado “para promover a inclusão, a diversidade e a participação de todos os seus habitantes, simbolizando os valores europeus de ligação, diversidade e progresso”, refere a nota de imprensa enviada à nossa redação.

O júri destacou especialmente os centros de formação, os eventos dinâmicos e envolventes que promovem a colaboração entre os setores público e privado, além de celebrarem as contribuições cívicas.

Os esforços digitais da cidade também foram elogiados como um exemplo “brilhante de como aumentar de forma criativa a consciencialização sobre o voluntariado através das redes sociais”. Um vídeo, desenvolvido pela autarquia, (pode ser visto aqui) foi usado para destacar a dedicação ao voluntariado e o espírito de solidariedade da cidade da Maia, transmitindo emoção e empatia.

Todos estes esforços, foram destacados, e estão bem alinhados com o Blueprint for Volunteering 2030 (BEV2030), diz o Município.

O júri também reconheceu com destaque os esforços das cidades de Ballina, na Irlanda, e Rzeszów, na Polônia, na promoção e no desenvolvimento do voluntariado.

Pode ainda consultar o feedback do júri neste link: https://www.europeanvolunteercentre.org/ev-capital-2026

PUB