Valongo respondeu de forma eficiente ao mau tempo

A passagem da tempestade Kirk por Portugal, nos passados dias 8 e 9 de outubro, afetou de forma violenta a generalidade do território português e o concelho de Valongo não foi exceção.

Analisadas as previsões meteorológicas do IPMA e de outras entidades e consequente Alerta do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, a Proteção Civil Municipal de Valongo preparou um dispositivo para garantir uma resposta eficiente e eficaz à tempestade que se previa, e responder às ocorrências de forma a minimizar os impactes.

Segundo nota da autarquia valonguense “Durante a passagem da tempestade e mais precisamente entre as 18h00 do dia 8 e 15h00 do dia 9, estiveram permanentemente no terreno 5 equipas de operacionais do município que responderam a um total de 105 ocorrências ( queda de árvores/ramos, queda de estruturas, desobstrução dos sistemas de escoamento de água, sinalização de perigos diversos, desimpedimento de vias, etc.), cujo ponto mais critico se verificou pelas 07h00 do dia 9.

Na resposta às ocorrências, foram envolvidos cerca de 70 trabalhadores do Município, apoiados por 8 veículos, 2 retroescavadoras, um camião ampliroll, camião com grua e a plataforma de resgate de 32m. Na gestão da resposta, estiveram toda a noite o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Delfim Cruz e o Chefe de Unidade, José Gonçalves, a partir do Centro de Operações Municipal, localizado no Departamento de Logística Higiene Urbana e Manutenção.

Da parte das juntas de freguesias, agradecemos a colaboração recebida destacando a de Ermesinde, zona com o maior número de ocorrências, que a partir das 06h30 empenhou 16 trabalhadores, 3 veículos e a plataforma elevatória.

Relativamente aos corpos de bombeiros de Valongo e de Ermesinde, foram empenhadas várias equipas no terreno ao longo do todo o período.

Com o dispositivo montado e entidades anteriormente referidas, tudo foi feito para minimizar os riscos para a população, evitar bloqueios e constrangimentos que sempre ocorrem nestas situações.

A colaboração de todos foi muito importante e uma vez mais fica demonstrado que, juntos somos mais fortes!”