Natixis Sports Experience: Skating Edition acolheu mais de 150 jovens para promover o desporto urbano

Iniciativa contou com a presença de jovens, com idades entre os 12 e os 14 anos, provenientes de escolas e instituições do distrito do Porto.

A Natixis em Portugal, em parceria com a Federação de Patinagem de Portugal, a Ágora e a Junta de Freguesia do Bonfim, realizou, no passado dia 4 de outubro, a iniciativa Natixis Sports Experience: Skating Edition.

Este evento inovador e inclusivo acolheu mais de 150 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, de escolas – Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, Colégio Júlio Dinis, Escola EB 2/3 de Rio Tinto e Agrupamento de Escolas Vallis Longus –, assim como de instituições – Lar de Nossa Senhora do Livramento e Casa de Acolhimento Nossa Sra. de Belém – do distrito do Porto. O objetivo foi inspirar a nova geração através do desporto e da cultura urbana e, paralelamente, oferecer uma visão única do mundo corporativo e das suas oportunidades de carreira.

Realizada na Praça Porto Business Plaza, em frente ao escritório da Natixis em Portugal, a iniciativa proporcionou um primeiro contacto com a modalidade de skateboarding, recentemente nomeada como modalidade olímpica, num dia que ficou marcado pela participação em workshops, demonstrações e atividades de sensibilização liderados por instrutores qualificados da respetiva federação parceira. Estas atividades não só ensinaram técnicas básicas de skateboarding, como também promoveram valores essenciais como a inclusão, o respeito e o espírito de equipa.

Para além disso, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o escritório da Natixis em Portugal, onde foram recebidos nas Villages, e de descobrir o programa Champion For Change, uma ação que visa dar a conhecer a diversidade de perfis e carreiras existentes no Centro de Excelência da Natixis no Porto e que nesta edição teve como base a temática da Literacia Financeira.

“O Natixis Sports Experience: Skating Edition representou, à nossa escala local, uma demonstração da continuidade do patrocínio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 pelo Groupe BPCE. Muito além de uma iniciativa desportiva, foi uma celebração da nossa cultura, através da promoção dos valores de Diversidade, Equidade e Inclusão e da aproximação do mundo corporativo à Escola. Ao combinar o desporto urbano com perspetivas profissionais, esta iniciativa inspirou os jovens a considerarem diversas oportunidades e a explorarem percursos alinhados com os seus interesses e paixões. Acreditamos no poder do desporto para transformar vidas e inspirar futuras gerações e estamos comprometidos em oferecer oportunidades únicas aos estudantes em Portugal”, refere Nádia Leal Cruz, Head of Communication & Sustainability.

Através de atividades dinâmicas e interativas, o Natixis Sports Experience: Skating Edition reforçou o compromisso da empresa com a promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão e do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.

Nas palavras de Paulo Ribeiro, em representação da Federação de Patinagem de Portugal, esta iniciativa “foi muito mais do que um evento desportivo, foram criadas condições para um conjunto de crianças terem o seu primeiro contacto com a modalidade de skateboarding, os princípios e valores que a comunidade defende e que o desporto na sua generalidade promove, nomeadamente a Diversidade, Equidade e Inclusão”. “O desporto amador na generalidade, e o skateboarding em particular, necessita muito deste género de iniciativas, que lutam contra o sedentarismo juvenil ou caminhos enviesados e que inspiram os jovens a considerarem novas experiências e oportunidades saudáveis”, acrescenta o Selecionador Nacional.

Esta iniciativa integra-se no âmbito da Cultura de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Natixis em Portugal, que prevê a promoção do envolvimento e do papel ativo da empresa e dos seus colaboradores em prol da comunidade local, gerando um impacto positivo.

#conteudopatrocinado

PUB