Esta quarta-feira a PSP deteve dois homens suspeitos de atear fogo com recurso a um isqueiro.
Um dos suspeitos, foi apanhado pelas autoridades em flagrante delito, com um isqueiro na mão a tentar atear um incêndio perto de uma estação de Metro de Matosinhos. O homem, que reside na Maia e tem 41 anos, foi surpreendido, às 10h50, pelos vigilantes da estação de Fonte do Cuco.
Segundo as forças policiais, o suspeito “dirigiu-se para a zona da vedação que divide o cais com os terrenos ali existentes, baixando-se e provocando a ignição de um foco de incêndio naquele terreno”.
“Populares que se encontravam na estação, de imediato acorreram ao local, munindo-se de garrafas de água e enveredando esforços conjuntos conseguiram a extinção do foco de incêndio”, relataram as autoridades que interceptaram o homem já na estação de metro de Custóias, por onde fugiu apeado.
Nas diligências policiais subsequentes foi possível recolher testemunhos relevantes e apreender o isqueiro com o qual o detido havia ateado o fogo.
O detido, pelo perigo de continuidade da atividade criminosa, recolheu aos quartos de detenção da PSP e será presente às Autoridades Judiciárias hoje, quinta-feira.
Em Gondomar, também ao dia de ontem, um homem de 39 anos, que terá ateado uma fogueira numa zona de mato em São Cosme, foi detido por suspeita de crime de fogo posto, informou a PSP.
Em comunicado, as autoridades policiais indicaram que o suspeito é um sem-abrigo que se encontrava na posse de um isqueiro com o qual terá provocado a ignição. “No dia de ontem [quarta-feira], pelas 16h30, populares verificaram um homem numa zona de mato a efetuar uma fogueira. Os polícias deslocaram-se ao local e confirmaram a situação, constatando a fogueira a arder em zona arbórea, pelo que, munindo-se de garrafões de água, tentaram a sua extinção, o que veio a acontecer”, descreveu a PSP.
A situação ocorreu perto da Rua Doutor Francisco Sá Carneiro, em São Cosme, concelho de Gondomar.
Ao ser interceptado, o homem “prontamente admitiu que havia sido ele o autor da fogueira”.
O detido será presente às autoridades judiciárias.
De salientar que 7 pessoas foram detidas nos últimos dias por crime de incêndio florestal.
PUB