Valongo recebe Pacheco Pereira para palestra guiada sobre “A Liberdade da Imagem”

Palestra decorre na próxima quarta-feira, às 18h30.

O Museu e Arquivo Municipal de Valongo, vai receber no dia 29 de maio, pelas 18h30, uma palestra guiada por Pacheco Pereira, ilustre historiador, comentador, político e mentor da Ephemera – Arquivo, à exposição de autocolantes políticos do pós 25 de abril, “A Liberdade da Imagem” patente nesse local.

Esta exposição, proveniente de uma coleção particular do colecionador Alberto Martins, pretende dar a conhecer a importância desses autocolantes nos primeiros anos da democracia na sociedade portuguesa e todas as transformações que ocorreram a nível social e político.

Desta coleção constam mais de dois milhares de autocolantes do pós 25 de Abril, que são apresentados em diferentes formatos  (original, reproduções ampliadas e projeção multimédia). Através de uma museografia atrativa e contemporânea, esta exposição tem como objetivo principal dar a possibilidade ao público de apreciar uma linguagem representativa de uma produção de vanguarda estética que marcou um período de profunda transformação política, cultural e social em Portugal.

Pretende-se igualmente possibilitar a experiência de criar sensações e vivenciar o espírito e ambiente da revolução e das conquistas democráticas bem como contactar com diferentes temáticas tais como: o 25 de Abril, a reforma agrária, os direitos da criança e da mulher, os partidos políticos, as associações internacionais, os sindicatos, a imprensa, os movimentos de diversa natureza política e cívica.

«A Liberdade da Imagem» pode ser visitada até 19 de outubro de 2024 e o catálogo da exposição está disponível através do link.

Esta mostra faz parte das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, do Município. A entrada é livre, mas tem lotação limitada.

PUB