89 peregrinos partiram de Valongo para Fátima na sexta-feira

Fotografia: Redes Sociais JF Valongo | @DR

Vários peregrinos partiram de Valongo, este fim-de-semana. GNR iniciou operação “Peregrinação Segura 2024”.

Com roupa confortável, coletes refletores e revestidos de coragem, 89 peregrinos partiram de Valongo, no dia 3 de maio, rumo ao Santuário de Fátima, para cumprir promessas. Antes de seguirem caminho, o grupo reuniu-se em frente à Junta de Freguesia de Valongo que apoiou todos os que decidiram desafiar-se pela fé.

“Desejamos que o caminho de cada um dos nossos peregrinos seja feito de fé, paz e cheio de força para alcançar todas as bênçãos. O executivo da junta de freguesia alia-se a esta força de vontade de cada um de vós”, referiu a autarquia nas redes sociais.

Também dezenas de pessoas partiram, este fim-de-semana, de Campo em direção a Fátima, na habitual peregrinação organizada pelo Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, intitulado de “Retorta nos Caminhos de Fátima 2024”. Antes da partida, o grupo reuniu-se na Igreja Matriz de Campo para a Cerimónia de Oração.

Apesar do tempo não ajudar, não impediu, nem desencorajou os católicos mais aventureiros.

Nesta altura em que começam as peregrinações nas estradas para o 13 de maio, todo o cuidado é pouco e a Guarda Nacional Republicana (GNR) começou, este fim-de-semana, a intensificar os patrulhamentos deixando vários alertas tanto aos condutores, como aos peregrinos para um caminho seguro para todos.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação “Peregrinação Segura 2024” visa apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

A operação “Peregrinação Segura 2024” será realizada em duas fases: a primeira começou este sábado, e vai até 11 de maio, através de policiamento nas vias mais críticas, designadamente as pedestres usadas pelos peregrinos e zonas envolventes ao local do evento e respetivos eixos viários de acesso.

A segunda fase vai decorrer de 12 a 14 de maio para “garantir a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes”.

As autoridades deixaram ainda várias recomendações a ter em conta: “caminhe em fila indiana; sinalize o início e o fim dos grupos; não ande na estrada, mas sim pela berma, devidamente sinalizado com coletes reflectores; caminhe sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; não ande em locais onde seja proibida a circulação de peões; não use auscultadores, auriculares, nem faça uso do telemóvel durante o caminho; não ande sozinho(a) durante a noite; tenha cuidado especial ao atravessar as vias”.

PUB

Seja o primeiro a comentar em "89 peregrinos partiram de Valongo para Fátima na sexta-feira"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.