Casa da Cultura de Paredes abre portas às celebrações dos 50 anos da Liberdade

Foto: Arquivo | @DR CM Paredes

Apresentação do Livro “25 de abril – 50 anos, 50 textos” marca o início das atividades.

A Câmara Municipal de Paredes já anunciou a programação para comemorar o cinquentenário do 25 de Abril. As atividades arrancam amanhã com apresentação de um livro, e terminam no próximo sábado com um concerto especial. A entrada é livre.

A Casa da Cultura de Paredes vai ser palco da primeira iniciativa que marca o aniversário da Liberdade em Portugal, com o lançamento e apresentação, pelas 21h30 do Livro “25 de abril – 50 anos, 50 textos”, que representa 50 visões e/ou abordagens sobre o 25 de abril.

Como nota introdutória dos coordenadores editoriais: José Orlando Rocha, Paula Correia e Paula Marrana, professores do Departamento de Ciências Sociais da Escola Secundária de Paredes, afirmam que “com esta obra, registam-se, no presente, as conquistas de abril e assinala-se, para memória futura, a necessidade permanente da consolidação dos princípios e dos valores que a exemplar revolução dos cravos nos garantiu até hoje. Abrir mais portas às portas que abril abriu é objetivo em permanente construção”.

Na manhã de 25 de abril, o novo Centro Cultural de Paredes recebe, pelas 9h30, a inauguração da Instalação Artística “Celebrar abril – 50 anos” com colaboração da Cooperativa a árvore, dos artistas José Emídio, Alberto Péssimo, Acácio Carvalho, Susana Bravo e alunos de artes do concelho.

Às 10h00 vai proceder-se à Sessão Evocativa do 25 de Abril, seguindo-se antes do almoço o concerto “Acordai!”, um momento musical que juntará várias vozes.

“Liberdade, Liberdade, Liberdade” é o espetáculo artístico agendado para Centro Cultural de Paredes às 21h30, de dia 26. O espetáculo vai contar com 178 participantes entre crianças e adultos, profissionais e amadores, criativos, técnicos e diversos grupos de teatro, entre os quais: Grupos de teatro do concelho (Associação Clube Jazz de Baltar, Associação para o Desenvolvimento de Mouriz, Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, CêTeatro, Grupo Amador de Teatro de Cête, Espaço Amigo – Associação Cultural, Recreativa e Social de Vandoma, Genoa – Associação Cultural e Artística, Grupo Expansivos de Lordelo, Raízes Épicas, Associação Artística Enraiz’arte, Teatro Palco – Grupo de Teatro de Sobrosa, Tru’peça – Grupo Teatro de Rebordosa), Conservatório de Música de Paredes, Conservatório de Dança do Vale do Sousa e Ar-de-Coro Grupo de Trabalhadores da Impresa.

As festividades culminam no sábado, 27 de abril, com o Concerto “Cantar abril”, também no Centro Cultural de Paredes, pelas 21h30.

José Manuel David (piano e voz), Rúben Portinha (guitarra e baixo), Vasco Sousa (Viola baixo), André Correia (bateria e percussões), Bandas Filarmónicas do Concelho, Baltar, Cete e Vilela e o Grupo Comunidade Cigana de Paredes (orientação Fátima Neto, Associação Rebord’arte) vão apresentar-se em palco para fechar as comemorações do mês.

Em maio estão planeadas ainda duas ações, no Centro Cultural, dia 1 de maio, um documentário 50 anos, 50 minutos, e dia 3 de maio, vai festejar-se o 6.º Aniversário do Café Literário, com apresentação da 6.ª edição da Revista Cultural Orpheu Paredes (especial 25 de abril). Apontamento musical e declamação de poesia por parte dos Amigos da Cultura.

PUB