Casa da Cultura de Paredes acolhe lançamento da obra “Homens livro”

Sem planos para esta sexta-feira? A Casa da Cultura de Paredes vai acolher o lançamento da obra “Homens livro”, de Bento Ramires, Carlos Mata e Rui Guedes com coordenação de Patrícia Carneiro. Trata-se de um livro sobre as bibliotecas itinerantes Gulbenkian que mudaram o panorama cultural português desde que foram implementadas na segunda metade do século XX. Esta sexta-feira 11 às 21.00.

“A obra desenvolve-se através de documentos textuais e fotográficos, pertencentes aos acervos pessoais dos bibliotecários itinerantes Bento Ramires e Carlos Marta, de um conto do escritor Rui Guedes, também ele bibliotecário itinerante, de três entrevistas a antigos encarregados de biblioteca – do Continente, Açores e Madeira – realizadas pela escritora Patrícia Carreiro, e de um documento inédito da autoria de Armando Carmelo, encarregado da Biblioteca Itinerante Gulbenkian nº33, no Redondo”, explica a Câmara Municipal de Paredes.

Além de tudo isto, o livro conta com nota introdutória da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. Isabel Mota, que cessa agora funções, realça com factos e estatísticas o impacto das bibliotecas itinerantes na comunidade, desde 1958 até 2002, ano que marcou o fim do projeto. A entrada no evento de lançamento, apoiado pelo município, é gratuita.