Casa do Corim recebe mais de 3 mil visitantes desde abertura de portas

Dinamização está a cargo da LIPOR em parceria com o Município maiato.

A dinamização da Casa do Corim, que está a ser promovida pela LIPOR no âmbito de uma parceria Institucional com o Município da Maia, tem sido um “êxito desde que a Casa abriu as suas portas em outubro de 2022”, refere a empresa. Recebeu cerca de 3473 visitantes desde a sua abertura.

Somente no ano de 2023, foram 124 dias de portas abertas à livre fruição, realizadas 72 iniciativas entre as quais 10 Open Days, Tertúlias, Sessões de CineEco e 6 exposições. Entre as 24 parcerias estabelecidas destaca-se a «Let´s Swap» que já promoveu na Casa do Corim 3 mercados de trocas, com 282 participantes que reutilizaram 990 peças de vestuário e acessórios e 201 livros, evitando assim a produção de 276,53 Kg de resíduos.

Para o ano de 2024, a LIPOR afirma que a “programação abrange a intensificação de atividades já habituais, conjugando-as com outras iniciativas, tais como circuitos de visitas guiadas pela Casa e os seus jardins, Exposições e 10 Open Days com workshops, tertúlias, mercados, cinema ambiental e mercados de troca”.

Na programação já divulgada, 9 de março, 20 de abril e 18 de maio são os dias agendados para o Open Day, exposições como «50 anos do 25 de abril de 1974» ou «A biodiversidade de Valongo nos jardins do Corim» são outros destaques, entre outros do Casa do Corim.

Ao assumir a dinamização da Casa do Corim, a LIPOR e os seus Municípios Associados assumiram também “o propósito de deixar um legado sólido para as gerações vindouras, com a promoção de práticas conformes os preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social, colocando este espaço à fruição da Comunidade, promovendo a Sustentabilidade, a Proteção Ambiental, o empreendedorismo, a capacitação dos cidadãos e o livre acesso à cultura”.

PUB