Valongo lança Programa de Literacia Digital para todos os trabalhadores municipais

A sessão de lançamento e apresentação do projeto «Junta-te ao círculo da inovação digital» realiza-se no próximo dia 19 de dezembro, às 14h30, na Oficina da Regueifa e do Biscoito.

A Câmara Municipal de Valongo vai avançar com um programa de capacitação e literacia digital para todos os funcionários municipais, com o objetivo de aumentar o conhecimento e promover a literacia digital. O projeto «Junta-te ao círculo da inovação digital» arranca oficialmente com a cedência simbólica de smartphones devidamente preparados com ferramentas digitais a todos os funcionários municipais.

A sessão de lançamento e apresentação do projeto «Junta-te ao círculo da inovação digital» realiza-se no próximo dia 19 de dezembro, às 14h30, na Oficina da Regueifa e do Biscoito, com a presença e intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e da Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

Com um currículo reconhecido e prestigiante nas áreas da Inovação e das Políticas Públicas, a Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, que foi também Ex-Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa (2015-2019), é Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Comendadora da Ordem da Instrução Pública, condecoração atribuída pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, no ano 2000.

A aceitação dos smartphones é voluntária e os equipamentos serão cedidos aos funcionários através de um termo de responsabilidade, e do compromisso de se empenharem no aumento da literacia digital.

Através deste projeto, todos os funcionários terão acesso a informações exclusivas relacionadas com a Administração Pública, conteúdos formativos gratuitos, serão estimulados a utilizarem as ferramentas digitais online do Município, bem como o acesso aos catálogos online da rede de bibliotecas e acesso ao PressReader, que permite o acesso gratuito a milhares de revistas e jornais, mediante a inscrição na Biblioteca Municipal de Valongo.

Este projeto surge na sequência do investimento em literacia digital que a Câmara Municipal de Valongo tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos e que inclui: 

– a digitalização a 100% de todos os serviços municipais;

– a aposta em cursos online de Cibersegurança e Regime Geral de Proteção de Dados; 

– as iniciativas «ASA 4.0» e «Eu sou Digital» através da quais foram disponibilizados mais de 800 tablets aos seniores do concelho; 

– a disponibilização de uma rede gratuita de WiFi nas zonas centrais das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e das vilas de Campo e Sobrado e também em todas as escolas básicas do primeiro ciclo.

Só investindo no incremento das competências e qualificações digitais das pessoas alcançaremos em pleno o desenvolvimento social, cultural e económico do Município. Com a implementação deste novo projeto de promoção da literacia digital, vamos não só capacitar os nossos funcionários para serem melhores servidores públicos, mas também promover a cidadania ativa e a resiliência da comunidade, através da inclusão de todos e de todas na Sociedade de Informação”, considera José Manuel Ribeiro.

PUB