Entre 26 de outubro e 11 de novembro, o concelho de Valongo vai receber três concertos no âmbito da III edição do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra. A 26 de outubro, no Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, a 04 de novembro, na Igreja Matriz de Valongo e a 11 de novembro, na Igreja de São Martinho do Campo, organistas internacionais de alto gabarito proporcionarão momentos musicais de grande qualidade, dando vida aos imponentes órgãos de tubos existentes naqueles templos sagrados.
“Através da música sacra – apreciada por crentes e não crentes – damos a conhecer, não só os órgãos de tubos, como também inúmeros exemplares do espólio artístico e religioso do concelho, tão valioso e com tanto significado para a população local. Valongo é um concelho com um vasto e riquíssimo património religioso, não sendo, por acaso que este se assume como uma das suas nove logomarcas”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Jose Manuel Ribeiro.
Com Direção Geral de Filipe Veríssimo, o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) tem como objetivo primordial preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Área Metropolitana e Diocese do Porto, estimulando o interesse das populações pela música sacra, tanto vocal quanto de órgão. Na sua terceira edição, o FIOMS promove mais de 40 concertos em várias igrejas da diocese do Porto e em dez municípios da região do Grande Porto.