Esta sexta-feira: Ministro da Administração Interna no dia da Proteção Civil em Valongo

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, preside às comemorações do Dia Municipal da Proteção Civil de Valongo, amanhã dia 28 de abril, no Fórum Cultural de Ermesinde.

Além da cerimónia formal com as intervenções do Governante e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, pelas 15h00, o programa inclui teatro, demonstrações cinotécnicas da GNR e PSP, stands e exposição de meios dos agentes da Proteção Civil e demais entidades envolvidas.

Destaca-se também a assinatura do protocolo entre o Município de Valongo e o ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, relativo à partilha de dados relativos ao funcionamento da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), com vista à elaboração de um estudo académico pelo ISPUP sobre a forma como a CMPC do Município de Valongo funcionou durante o período pandémico.

As comemorações do Dia Municipal da Proteção Civil de Valongo, que foram interrompidas nos últimos três anos devido à Covid-19, contam com uma grande adesão dos munícipes e as edições anteriores têm sido um enorme sucesso.

“Instituímos a tradição de comemorar o Dia Municipal da Proteção Civil para homenagear os homens e mulheres que estão todos os dias disponíveis para garantir a segurança de pessoas e bens. Não nos podemos lembrar deles apenas quando há acidentes, inundações, incêndios ou pandemias”, salienta o autarca, referindo que esta iniciativa visa também sensibilizar a comunidade, em particular o público escolar, para a importância da Proteção Civil.

pub