Loureiros, Salgueiros e Medronhos. Maia assinala Dia Mundial da Árvore com ação de plantação

Teixos, Loureiros, Pilriteiros, Salgueiros e Medronhos. São estas as cinco espécies que vão ser plantadas no aeródromo de Vilar de Luz, na freguesia de Folgosa, concelho da Maia. A iniciativa assinala o Dia Mundial da Árvore. Quando? Este sábado 18 às 09.30.

Pode juntar-se a esta atividade, já que a ação de plantação está aberta à comunidade, apesar de haver também uma empresa a participar.

Note-se que esta ação está enquadrada no projeto “Rolha a Rolha, Semeia a Recolha”, uma iniciativa da Quercus em parceria com a Lipor e os Municípios da Maia, Porto e Vila do Conde que arrancou no início de 2022 “com o objetivo incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal”, explica a organização.

No último ano foi possível recolher 138 kg de rolhas de cortiça com o envolvimento de restaurantes, cafés, cantinas, entre outros. Por cada 50 rolhas recolhidas, os municípios têm de plantar uma árvore. Na Maia vão ser plantadas 558 árvores ou arbustos de espécies autóctones.

Comemoração do Dia Mundial da Árvore na comunidade escolar

A ação de plantação deste sábado comemora antecipadamente o Dia Mundial da Árvore, mas a data também vai ser celebrada no dia correspondente, 21 de março, junto da comunidade escolar.

Nos dias 20 e 21 de março vão ser distribuídas por todas as turmas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico sementes de Azevinho, uma espécie autóctone emblemática em território nacional, acompanhadas por um folheto descritivo que dá a conhecer informação da espécie e de como deve ser efetuada a sementeira.

Note-se que estas sementes foram oferecidas pelo Centro Nacional de Sementes Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.