Campeonato de Trial 4×4 arranca em Valongo este fim de semana

@DR@DR

A ronda inaugural do Campeonato Portugal Trial 4×4 arranca em Valongo este fim de semana, sábado 4 e domingo 5. Há dois campeões nacionais da modalidade entre os pilotos inscritos, bem como outros nomes que são referência no panorama nacional. A prova pode ser vista perto do Centro Comercial Continente, Biblioteca Municipal de Valongo e Escola Básica do Valado.

Com organização do Clube Trilhos do Norte e sob alçada da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, esta prova acontece numa pista com mais de cinco quilómetros, zonas rápidas e obstáculos, principalmente naturais graças à presença da lousa, característica da região. Além disto, a pista comporta 10 Triais 4×4 e condições pensadas para a presença de público.

Os campeões Cláudio Ferreira e Rui Rocha marcam presença na prova

Neste arranque do campeonato nacional estão inscritas 24 equipas com dois campeões nacionais de Trial 4×4 a destacarem-se entre os restantes pilotos tais como Cláudio Ferreira e Rui Rocha. Este último piloto foi vencedor na edição de 2022 em Absoluto e Super Proto e regressa para defender o título alcançado no ano passado.

Também na defesa dos títulos de 2022 estão Luís Bacelo, campeão na categoria Proto, António Moreira, vencedor da Extreme, feito que lhe garantiu a passagem para Proto na edição de 2023, Paulo Silva (Promoção) e Carlos Martins (UTV’s).

Esta é a primeira prova do Campeonato Portugal Trial 4×4, onde a disputa pela vitória se faz volta a volta. Na tarde de sábado há verificações administrativas e técnicas, por isso, é no domingo que os motores se vão fazer ouvir na cidade de Valongo. Mais concretamente, na zona circundante ao Centro Comercial Continente, Biblioteca Municipal de Valongo e Escola Básica do Valado.

“Está tudo pronto para receber as máquinas e os pilotos”

O diretor da prova, Daniel Sousa, diz que “está tudo preparado para receber as máquinas e os pilotos, assim como o muito publico que é apanágio em Valongo”. Quanto à pista, afirma que foram feitos alguns ajustes, “num palco com excelentes condições para a prática da modalidade e de quem assiste. Ajustamos um pouco esta pista às exigências do Trial4x4, num misto de trial e velocidade, porque este terreno nos permite e possibilita recriar alternativas”.

Para o presidente do Clube Trilhos do Norte e promotor do Campeonato Portugal Trial 4×4, Antero Bessa, esta parceria entre o Clube Trilhos do Norte e o município de Valongo “é, sem dúvida, uma aposta ganha, um «casamento» que perdura há mais de uma dezena de anos. Esta primeira prova espera-se que seja muito competitividade, face aos bons pilotos que esta lista de inscritos comporta, com pilotos campeões nacionais e com muitos anos de trial, e muitas corridas. Certamente que gostaríamos de contar com mais equipas, mas julgo que na próxima jornada já vamos contar com mais inscritos, dado o facto de haver equipas que ainda não tinham os seus carros prontos para esta ronda de Valongo”.