Câmara de Valongo apoia adoção de cães de matilhas do concelho

A Câmara Municipal de Valongo vai apoiar a adoção de cães de matilhas do concelho com as medidas que abrangem os animais do Centro Veterinário Municipal: a oferta da vacinação, a identificação com microchip e a esterilização. O objetivo é diminuir o número de animais em matilhas pelo concelho.

De acordo com uma publicação feita na página de Facebook do Centro Veterinário de Valongo, têm sido feitas denúncias relativamente aos animais que circulam em matilha por vários pontos do concelho. No entanto, a atual legislação não permite o sistema de captura, esterilização e devolução à natureza (CED), o que favorece o aumento de animais nas ruas.

Perante esta realidade, o Centro Veterinário propôs-se a oferecer a esterilização e a identificação destes animais a quem os acolher, independentemente de se tratarem de cães bebés ou já adultos. Desta forma, os cidadãos podem ajudar a reduzir o número de matilhas.

A recolha e acolhimento no canil é uma alternativa difícil porque, segundo esta entidade, o número de animais residentes está perto de atingir o limite.