Começa hoje o período de candidaturas para as 50 bolsas de estudo para o ensino superior que vão ser atribuídas pela Câmara Municipal de Valongo. Há um conjunto de requisitos a cumprir pelos candidatos e a seleção é, depois, feita pela autarquia em função de aspetos como o rendimento do agregado familiar.
Podem candidatar-se os estudantes que vivam em Valongo há mais de 2 anos, tenham até 30 anos de idade, inclusive, tenham uma matrícula feita numa instituição do ensino superior portuguesa. A estes requisitos soma-se a necessidade de se tratar da primeira licenciatura ou mestrado do candidato, a não existência de outras bolsas, o registo como leitor das Bibliotecas Municipais de Valongo e fazer o registo na plataforma criada para o efeito de submissão destas candidaturas.
Sobre a seleção dos candidatos, a autarquia esclarece que “o princípio da solidariedade estará na base da atribuição da bolsa”, o que significa que a lista de seleção será ordenada “do rendimento familiar per capita mais baixo para o mais elevado, existindo uma preocupação com as famílias numerosas”, lê-se no site oficial.
