Espetáculos, workshops, mercados. Saiba tudo sobre a quadra natalícia em Gondomar

A época natalícia já arrancou em Gondomar, com o característico desfile de Pais Natal motard a sair à rua no passado domingo de manhã. Também já decorre o programa de incentivo ao comércio tradicional “Neste Natal Compre + Local”, que oferece prémios todas as semanas aos munícipes que fazem compras nas lojas do concelho aderentes à iniciativa. Mas ainda há muito mais para fazer nesta quadra natalícia no concelho de Gondomar.

Nos Paços do Concelho já é possível ver a exposição de presépios de Natal, elaborada pela Associação das Donas de Casa de Gondomar. Outra exposição a não perder está nos espaços verdes da Quinta do Passal (Valbom) até ao dia 6 de janeiro. “Árvores e presépios de Natal com arte” é o nome da mostra ao ar livre. 

As piscinas municipais do Concelho também vão assinalar a época natalícia com um “Supernatal” às 19.45 de quinta-feira 15. Se é um dos utilizadores assíduos destes equipamentos, não se esqueça dos acessórios de Natal em casa e junte-se à festa depois de uns mergulhos. 

Para explorar (e, quem sabe, fazer algumas compras) há também duas oportunidades: a Feira de Natal de Gondomar, no novo largo da feira (centro da cidade) que acontece no domingo 18 ao longo de todo o dia, e o Mercado de Natal, no Largo da Costa (Fânzeres). Neste último caso, o evento estende-se de sexta-feira 16 a domingo 18, também de manhã e de tarde. 

Espetáculos para todos

A iniciativa “Música em Família” garante dois espetáculos na Casa Branca de Gramido (em Valbom). Às 11.00 de domingo 18 vai fazer-se ouvir o grupo Ibertrio, fundado em 2016 por Nuno Meira (violino), Américo Martins (violoncelo) e Isolda Crespi (piano). No mesmo dia, mas às 17.00, há tempo para um recital de António Francisco Ferreira (no violino) e Bernardo Soares (no piano).

Na quarta-feira 21, o Auditório Municipal de Gondomar abre as portas para o espetáculo “Natal no Mundo”, a cargo da associação gondomarense Academia Pausa. Tome nota: acontece às 21.30 e é o espetáculo ideal para ver em família.

Atividades para ocupar os miúdos

Na programação natalícia do município de Gondomar não faltam formas de ocupar os miúdos, seja através dos programas de Ocupação de Tempos Livres (OTL) ou de workshops e outras iniciativas isoladas que se multiplicam neste último mês do ano.

Com uma vertente pedagógica associada à causa ambiental, pode contar com as Férias de Natal da Quinta do Passal, que acontecem precisamente no Centro de Educação Ambiental (CEA) deste espaço em Valbom. As atividades acontecem entre as 08.30 e as 18.00 de segunda-feira 19 a sexta-feira 23 e na semana seguinte, de terça-feira 27 a sexta-feira 30. 

Outra opção a considerar é o programa de OTL da Câmara Municipal que permite às crianças ficar a conhecer diferentes espaços do Concelho como as casas da juventude das diferentes freguesias, o CEA da Quinta do Passal, a Biblioteca Municipal e as escolas. Tudo isto entre as 09.00 e as 17.30 de 17 a 30 de dezembro.

A Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira é outro dos espaços que recebe várias atividades capazes de agradar a miúdos e graúdos como a sessão de cinema “A Origem dos Guardiões” (sábado 10 às 10.30 e às 16.00). O workshop “Vamos fazer o Natal acontecer” é outra oferta deste equipamento cultural e acontece sábado 17 às 15.30. Ainda no mesmo dia e no mesmo local, mas de manhã, está prevista a peça de teatro infantil “A arca que não é”, pensada para os mais pequenos e marcada para as 10.30. 

Como já é habitual a propósito da iniciativa “Workshops ao sábado”, as Casas da Juventude dinamizam um conjunto de workshops nas várias freguesias do concelho. De dia 12 a 16, repetem-se oficinas de decorações de Natal, enquanto que, de dia 19 a 23, pode-se aprender a fazer bolachinhas natalícias. 

Durante a tarde de sábado 17, a Casa da Juventude de Rio Tinto dinamiza um workshop de dança, um workshop de yoga e um mini-concerto da banda M.A.R.S. No mesmo dia e horário, mas na Casa da Juventude de São Pedro da Cova, o programa compõe-se com um workshop de dança e outro dedicado ao jogo Dungeons and Dragons.   

Da cultura ao desporto ou da juventude ao ambiente, são imensas as atividades promovidas pela Câmara Municipal de Gondomar para assinalar esta quadra natalícia, capazes de agradar também a todas as faixas etárias, dos miúdos aos graúdos. Esteja atento à página de Facebook e site do Município para inscrições, reservas de bilhetes ou outras informações.