Inauguradas obras de ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Valongo

As obras de ampliação e requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Centro Veterinário Municipal de Valongo foram inauguradas no9 dia 3 de setembro, antecipando as comemorações do Dia do Animal, que se assinalou a 4 de outubro. Além da inauguração das novas instalações, o programa comemorativo do Dia do Animal incluiu um dia aberto às escolas onde os alunos tiveram a oportunidade de cuidar e passear os animais e uma campanha de adoção.

O equipamento cumpre os mais altos padrões de bem-estar animal, disponibilizando mais 45 jaulas e uma área total de 832 metros quadrados, que inclui uma piscina para os cães se refrescarem no tempo quente. Cada jaula individual tem área abrigada e descoberta, exposição solar e corta-vento, bebedouros automáticos e duas grelhas de recolha de dejetos. No exterior, além da piscina para lavagem e/ou refrescamento dos animais, foi criada uma área circular de exercício. O investimento foi de 148.793€.

“Valongo continua a destacar-se como uma das autarquias na vanguarda do bem-estar dos animais. Com este investimento quadruplicamos a lotação de centro e aumentamos a capacidade de resposta ao problema do aumento do número de animais errantes no concelho”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Entre as medidas promovidas pela autarquia em prol do bem-estar animal, destacam-se as campanhas de adoção e de esterilização gratuitas e a criação de colónias CED – captura, esterilização devolução, para controlar a reprodução dos animais errantes. A todos os animais adotados através do Centro Veterinário Municipal, é oferecida a esterilização, a vacinação antirrábica, a desparasitação e o dispositivo de identificação eletrónica (microchip). Em média, a autarquia gasta 100€ por cada animal que entrega para adoção.

pub