680 mil euros vão permitir concluir passadiço de Mandim até ao Castêlo da Maia

Até setembro, vai estar concluído mais um troço do passadiço que já encontra na Maia. Este novo percurso vai permitir a ligação entre as estações de metro de Mandim e do Castêlo da Maia. A obra resulta de um investimento de cerca de 680 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.
O EcoCaminho trata-se de um percurso para caminhada e bicicleta em passadiço de madeira pela antiga via ferroviária que ligava a cidade do Porto a Guimarães. Neste momento, estão já finalizados 3,3 quilómetros do trajeto entre o lugar do souto, na freguesia da Maia, e o antigo apeadeiro de Mandim, na freguesia do Castêlo da Maia. O percurso que se prevê agora terminado em setembro vai ligar este último ponto à Via Engenheiro Belmiro Mendes de Azevedo.
Toda a extensão do percurso pedonal e ciclável acompanha a linha de metro, “cujo traçado garante as condições de segurança com este meio de transporte”, explica a autarquia em comunicado de imprensa enviado às redações. O passadiço tem dois metros de largura e é complementado por duas zonas de descanso e lazer, tendo nesses locais, cinco metros de largura, bancos e papeleiras também de madeira.
Sustentabilidade é, na verdade, a palavra de ordem deste projeto, estando integrado no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PADU). A ideia é “criar um espaço destinado à mobilidade suave quotidiana de ligação entre polos empregadores, efetuando a ligação entre interfaces de transporte público coletivo ferroviário ligeiro e rodoviário de passageiros com o modo pedonal e ciclável”, explica a Câmara Municipal da Maia.
Este projeto é sempre feito com consideração pela paisagem envolvente. Além disto, ao longo do percurso há áreas arborizadas, logradouro de hortas, a antiga estação ferroviária da Maia e áreas de cultivo. A autarquia garante ainda a criação de uma área de estadia e de um parque infantil, que inclui infraestruturas de apoio como um ponto de água potável. 
Recorde-se que já é possível percorrer uma parte deste percurso pedonal e ciclável. Mais concretamente, 3,3 quilómetros entre o lugar do Souto e o antigo apeadeiro de Mandim. O novo troço até à Via Engenheiro Belmiro Mendes de Azevedo deverá estar concluído em setembro e resulta de um investimento de 680 mil euros, 85% vindos de fundos comunitários.