Até setembro, vai estar concluído mais um troço do passadiço que já encontra na Maia. Este novo percurso vai permitir a ligação entre as estações de metro de Mandim e do Castêlo da Maia. A obra resulta de um investimento de cerca de 680 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.
O EcoCaminho trata-se de um percurso para caminhada e bicicleta em passadiço de madeira pela antiga via ferroviária que ligava a cidade do Porto a Guimarães. Neste momento, estão já finalizados 3,3 quilómetros do trajeto entre o lugar do souto, na freguesia da Maia, e o antigo apeadeiro de Mandim, na freguesia do Castêlo da Maia. O percurso que se prevê agora terminado em setembro vai ligar este último ponto à Via Engenheiro Belmiro Mendes de Azevedo.
Toda a extensão do percurso pedonal e ciclável acompanha a linha de metro, “cujo traçado garante as condições de segurança com este meio de transporte”, explica a autarquia em comunicado de imprensa enviado às redações. O passadiço tem dois metros de largura e é complementado por duas zonas de descanso e lazer, tendo nesses locais, cinco metros de largura, bancos e papeleiras também de madeira.
Sustentabilidade é, na verdade, a palavra de ordem deste projeto, estando integrado no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PADU). A ideia é “criar um espaço destinado à mobilidade suave quotidiana de ligação entre polos empregadores, efetuando a ligação entre interfaces de transporte público coletivo ferroviário ligeiro e rodoviário de passageiros com o modo pedonal e ciclável”, explica a Câmara Municipal da Maia.
Este projeto é sempre feito com consideração pela paisagem envolvente. Além disto, ao longo do percurso há áreas arborizadas, logradouro de hortas, a antiga estação ferroviária da Maia e áreas de cultivo. A autarquia garante ainda a criação de uma área de estadia e de um parque infantil, que inclui infraestruturas de apoio como um ponto de água potável.
Recorde-se que já é possível percorrer uma parte deste percurso pedonal e ciclável. Mais concretamente, 3,3 quilómetros entre o lugar do Souto e o antigo apeadeiro de Mandim. O novo troço até à Via Engenheiro Belmiro Mendes de Azevedo deverá estar concluído em setembro e resulta de um investimento de 680 mil euros, 85% vindos de fundos comunitários.
