Valongo vence Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021 

Valongo vence EUROPEANMOBILITYWEEK Award 2021 / Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021, atribuído pela Comissão Europeia

O Município de Valongo é o vencedor do EUROPEANMOBILITYWEEK Award 2021 / Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021. Este prémio reconhece as excelentes ações desenvolvidas pelos municípios e como estes promoveram, com sucesso, a mobilidade urbana sustentável durante a Semana Europeia da Mobilidade, que se realizou de 16 a 22 de setembro, tendo como tema central “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”. 

“É um enorme orgulho vencer mais um prémio atribuído pela Comissão Europeia, com o objetivo de incentivar e promover ações em prol da mobilidade e do ambiente. Vimos o esforço de Valongo ser reconhecido com esta distinção, no meio de 3184 candidaturas, das quais 86 portuguesas. Juntamente com o European Green Leaf Award este prémio motivamo-nos para continuar a trabalhar mais e melhor”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na cerimónia de atribuição dos prémios, que se realizou hoje em Bruxelas.  

“Mais do que uma recompensa pelos vários anos de trabalho que temos desenvolvido para melhorar a mobilidade e o ambiente, este reconhecimento mostra-nos que vale a pena continuar a apostar em iniciativas de consciencialização, não só em ações de mobilidade sustentável de forma leve e divertida, mas também em medidas permanentes para incentivar uma mudança de consciência e de comportamento dos cidadãos”, salientou o autarca. 

A ampla variedade de medidas e atividades permanentes e a abordagem multimodal, inclusive a criação de áreas atraentes para pedestres e a melhoria e/ou implementação de rampas para cadeiras de rodas novas em todas as freguesias do concelho foram alguns dos aspetos tidos em consideração pelo júri para a seleção de Valongo, na categoria dos municípios com menos de 100.000 habitantes. 

Destacaram-se também as soluções de mobilidade urbana sustentável, resultantes da implementação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e do Plano Municipal de Acessibilidade para todos (PMAT). 

O município de Valongo tem apostado em ações permanentes, designadamente o aumento e criação de áreas pedonais, o alargamento de passeios, a criação de rampas para cadeiras de rodas, a melhoria da sinalização sonora e luminosa nos semáforos, a melhoria de condições de paragem nas linhas “Bus”, a criação de infraestruturas para estacionamento de bicicletas, a criação de ciclovias e da rede de Ciclismo urbano, a criação de uma via que pretende ligar da nascente até à foz um rio com grande importância ao nível da área Metropolitana do Porto e que atravessa quatro municípios – o rio Leça,  a troca da frota de veículos do município por veículos elétricos, entre outras.  

Foram também criadas ações de sensibilização ao longo do ano, que decorrem por todo o concelho através de atividades como teatro de rua, o “Eco Cops Team”, ações direcionadas para o público juvenil com recurso a jogos interativos, corridas e caminhadas com o foco na mobilidade e sustentabilidade, conferências sobre mobilidade, ações comemorativas do “Dia Europeu sem Carros”, a implementação do “dia com comboio”.  

Para além destas iniciativas, Valongo enquanto vencedor do prémio europeu Green Leaf, tem em agenda diversas iniciativas para incrementar a mobilidade urbana sustentável, visando salientar os benefícios para o ambiente, e para a saúde e qualidade de vida do cidadão. 

“Fiéis a uma estratégia firme e consolidada em matéria de ambiente e mobilidade, tentamos sempre fazer mais e melhor envolvendo ativamente a comunidade. A neutralidade carbónica é um grande objetivo e estamos a dar passos consistentes para a alcançar. É por isso com muito gosto que vemos estes esforços reconhecidos, o que nos mostra também a convergência e o alinhamento do município de Valongo relativamente às estratégias europeias nesta matéria”, acrescentou José Manuel Ribeiro. 

De acordo com o autarca, a transformação do concelho é uma realidade, que tem vindo a ser concretizada diariamente, e que pode ser comprovada através da observação das novas interações no concelho. Além das obras em curso, tais como a Casa da Democracia Local e a 2ª Fase da Via do Peregrino, estão previstas a muito breve prazo, no centro das cidades de Valongo e Ermesinde, alterações significativas, através de ações de urbanismo tático e do reordenamento da circulação automóvel, que certamente mudarão para melhor a qualidade de vida da população, com alargamento dos passeios, a criação de espaços de convívio e lazer, aumento dos lugares do estacionamento, traduzindo-se, também em melhorias das condições de acesso ao Comércio Local. Em desenvolvimento, destaca-se ainda a criação de uma ciclovia que ligará Ermesinde à Maia, cofinanciada pelo Fundo Ambiental.  

No futuro será para dar continuidade à concretização deste ambicioso plano, nas suas múltiplas vertentes, pois ainda há muito por fazer, e em simultâneo proceder a uma atualização do próprio PMUS. A temática da mobilidade sustentável tem tido uma evolução exponencial, e importa conciliar as intenções do município com a evolução técnica e tecnológica, para dar resposta às aspirações dos munícipes de Valongo sem descurar os compromissos de descarbonização assumidos por este executivo.