Oficina do Brinquedo em Alfena deverá estar concluída em dezembro

O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro visitou as obras da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, em Alfena. Começa a ganhar forma o icónico edifício inspirado nas formas geométricas.

O espaço incluirá uma galeria, bem como uma sala multiusos e a envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, workshops, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais.

A conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro de 2022. A construção da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português é uma peça fundamental para a estratégia de promoção do concelho de Valongo através das suas marcas identitárias.

O objetivo é dar a conhecer o património material e divulgar também o património imaterial juntando os que criaram e recriam os objetos, para incentivar partilhas intergeracionais.

Segundo José Manuel Ribeiro, “a criação da Oficina do Brinquedo Tradicional visa congregar a vontade dos artesãos, dos valonguenses e do poder local autárquico, traduzindo um sonho muito antigo da população local, com a necessidade de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural concelhia”. “O brinquedo tradicional está vivo na memória de todos nós.

Mais do que recordar a história, este projeto pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras. Temos muita esperança neste projeto que vai associar a modernidade à memória e à tradição e que será mais um importante contributo para concretizar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular.

Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde”, recordou o autarca.