Declarações de Paulo Morais, candidato do Bloco de Esquerda à JF de Valongo.
BE apresenta propostas para VIVER VALONGO
Nas eleições autárquicas de 2021, o Bloco de Esquerda apresenta uma candidatura que decorre não da mera protocolaridade que o momento proporciona, mas sim da necessidade de fazer mais e melhor do que até então foi feito.
Com uma candidatura sólida, fresca de ideias e de vigor, concorremos à Assembleia de Freguesia de Valongo com o primeiro e grande objetivo de melhorar a vida dos valonguenses. Com a eleição dos três primeiros elementos da sua lista como meta, Paulo Morais, Ruben Baldaia e Deolinda Sousa, lutaremos por uma freguesia justa a todos os níveis, bater-nos-emos pelo fim das desigualdades sociais e económicas, sempre com a mentalidade jovem e de futuro promissor que nos caracterizam. Assente em pilares que consideramos básicos, a nossa candidatura nasce de todos e é para todos, Porque Todos Contam.
Desde sempre o Bloco de Esquerda fez notar que Valongo não pode mais ser tido como um simples dormitório. Acreditamos no potencial da nossa freguesia, cremos ser possível reunirem-se condições para filiar os nossos munícipes, não apenas para pernoitar, mas também para as restantes práticas dos seus dia-a-dia. Viver em Valongo. Viver de Valongo. Viver Valongo! Para tanto, serão necessárias políticas de apoio as coletividades locais, promovendo assim o associativismo e, deste modo, contribuindo também para o desenvolvimento do combate a todas as formas de preconceito, seja ele racial, religioso, geográfico ou de identidade de género. De igual modo importa-nos sobremaneira o bem-estar animal e, a par com a autarquia, urge não só criar apoios para todos como também fomentar o incentivo ao seu não abandono.
Viver Valongo na sua plenitude jamais será possível sem uma rede de transportes segura, eficaz e eficiente. É imperativo acabar com o isolamento de determinadas zonas da freguesia. Mais, diremos mesmo que é impensável pensar numa freguesia modernizada e atual, mais verde e ecológica, mais independente do transporte privado, sem que todos os munícipes tenham acesso a todos os pontos fulcrais da freguesia. Sejam eles pontos de lazer, culturais, de saúde ou mesmo de acesso à compra de bens essenciais, não vemos Valongo de outra forma que não provida de um meio de transporte público que os conecte a todos. Ademais, é nossa intenção usar do orçamento disponível para eliminar de vez obstáculos na via publica e dotar as paragens de transportes publico de abrigos. Queremos melhorar a recolha seletiva de lixo doméstico e incentivar a nossa população à reciclagem. Promover a limpeza da floresta e diversos matos, bem como manutenção dos corta-fogos de forma a proteger o ambiente e as populações, são ainda e também metas que nos propomos atingir com a nossa candidatura.
Utilizadores por excelência do transporte publico acima referido, e a sofrer em primeira mão com as suas falhas, a juventude e a comunidade sénior farão sempre parte dos nossos projetos. Para os primeiros, o suporte do nosso futuro e com quem contaremos sempre, propomos a criação de novos, mais e melhores roteiros culturais e desportivos. Com isto é nossa intenção fazer com que os novos jovens se sintam parte ativa e integrante da vida social valonguense, pelo que apostamos na cedência de espaços da autarquia para que esses mesmos jovens se sintam livres, autónomos e com a possibilidade de desenvolver os seus projetos. Da música à pintura, do desporto à política, é no abraço de hoje aos nossos jovens que, amanhã, verão Valongo como a sua verdadeira casa. Por seu turno, a comunidade sénior é igualmente importantíssima para a nossa candidatura. É nessa comunidade que encontramos as gentes da nossa freguesia, as estórias que fazem a história de Valongo, a traça que distingue os valonguenses dos demais. As pessoas mais idosas, infelizmente, estão reféns dos apoios de IPSS havendo uma claríssima falta de apoios públicos. Não desistiremos lutar contra tal injustiça nem tão pouco de propor projetos direcionados às necessidades de cada um, combatendo o isolamento e a exclusão social, com o objetivo último de proporcionar um aumento real e significativo na vida de todos, Porque Todos Conta, para VIVER VALONGO
1º Candidato BE à Assembleia de freguesia de Valongo
Paulo Morais
