90% dos Maiores de 80 anos de Valongo vacinados contra a Covid até ao fim desta semana

Cerca de 90% das pessoas maiores de 80 anos do Concelho de Valongo estarão vacinadas contra a covid-19 até ao final da semana

A primeira fase do processo de vacinação contra a covid-19 no concelho de Valongo está a decorrer conforme planeado, estando já inoculados 3.843 utentes com a primeira dose e 1.373 com as duas doses.

“Até final desta semana, o ACES Maia Valongo estima que sejam vacinados com pelo menos a primeira dose cerca de 90% das pessoas maiores de 80 anos do nosso Concelho. Até ontem, quarta-feira, já estavam vacinados cerca de 72% dos utentes deste grupo prioritário. Durante o fim de semana serão vacinados cerca de 600 professores e auxiliares de todo o concelho de Valongo”, revelou o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, que hoje acompanhou o arranque do funcionamento do Centro de Vacinação Rápida, instalado pela autarquia no edifício A Fábrica, localizado em frente ao Centro de Emprego de Valongo, juntamente com o diretor executivo do ACES Maia Valongo, Dr. Fernando Filgueiras. 

“Estes resultados animadores devem-se ao esforço e dedicação dos extraordinários profissionais de saúde deste ACES, e também à preciosa ajuda das corporações de bombeiros de Ermesinde e de Valongo que, juntamente com os táxis do concelho, cedidos graciosamente pela Câmara, têm garantido o transporte dos utentes carenciados e com dificuldades de mobilidade. Além do apoio das freguesias do concelho”, salientou o autarca.

Além do apoio no transporte e da instalação de centros de vacinação rápida em Valongo (no edifício A Fábrica junto ao Centro de Emprego) e em Ermesinde (no edifício Dr. Faria Sampaio ao lado da Loja do Cidadão), a Câmara de Valongo está a apoiar o processo de vacinação com a colocação de blocos pré-fabricados nas várias unidades de saúde do concelho, com a instalação de equipamentos informáticos, ligações à internet, entre outros materiais. 

“Temos tudo preparado para a vacinação em massa das nossas populações contra a covid-19, o que nos dá muito esperança e confiança para que possamos ter a maioria da nossa população protegida contra esta terrível doença até ao verão. Assim tenhamos as vacinas! Contamos com o apoio e compreensão de toda a população para esta tão complexa operação de vacinação”, concluiu José Manuel Ribeiro.