“A Magia do Brinquedo” livro para promover o brinquedo

Rita Redshoes é embaixadora da “Terra do Brinquedo”

CSPA lança conto Infantil sobre o brinquedo tradicional português

‘A MAGIA DO BRINQUEDO’. Assim se chama o conto infantil que nasceu de parceria entre o Centro Social e Paroquial de Alfena (CSPA) e a Junta de Freguesia Local. A apresentação pública foi esta quinta feira e contou com a presença de Rita Redshoes, que compôs o hino “Música para os meus brinquedos”.

O objetivo desta iniciativa conjunta passa pela apresentação do brinquedo tradicional português aos mais novos. Assim sendo, o conhecido ‘Ciclista’, revestido de encanto e magia, alinha numa aventura que liga gerações. A narrativa infantil conta com a musicalidade da artista portuguesa Rita Redshoes, que compôs, para o efeito, o hino ‘Música com os meus brinquedos’.

De acordo com o presidente da instituição, Padre Manuel Fernando, o intuito é, em primeiro luar, valorizar o brinquedo, “dar-lhe espaço e dar-lhe o lugar notável que ele teve, tem e terá”. Em segunda lugar, valorizar a importância de brincar. “A nossa sociedade está a promover turbo crianças, ocupadas com mil e uma coisas e sem espaço para brincar”.

O terceiro objetivo é promover o contacto intergeracional. “Falamos de um brinquedo que não está fora de mora e que está mais valorizado e que é um instrumento que ajuda a desenvolver uma sociedade mais feliz”, refere Manuel Fernando.

A atividade enquadra-se numa estratégia mais ampla de promoção do brinquedo, logomarca do concelho de Valongo e parte da identidade de Alfena, Terra do Brinquedo, que contará com novos e importantes passos, no decorrer do próximo ano, entre eles o arranque das obras da Oficina do Brinquedo.

O primeiro já foi dado esta quinta feira, com um convite dirigido pelo presidente da Junta de Freguesia de Alfena à cantora, para que seja embaixadora do brinquedo de Alfena. Arnaldo Pinto Soares apelou ainda ao presidente da Câmara de Valongo para que, logo que a Festa do Brinquedo regresse, Rita Redshoes seja convidada para cantar este hino a todos os alfenenses.

Os presidentes da junta de Alfena, Arnaldo Soares, e da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, falaram da importância desta ação na promoção do brinquedo e da necessidade de que as crianças continuem a brincar. Foi realçada a importância da futura Oficina do Brinquedo de Alfena.

O livro “A Magia do Brinquedo” está disponível para venda na secretaria do Centro Social e Paroquial de Alfena.

Veja e ouça AQUI uma entrevista exclusiva de Rita Redshoes ao jornal Novo Regional sobre esta sua participação na promoção do brinquedo de Alfena

Veja o vídeo o ouça a música AQUI

texto: JNR com Isabel Moreira

Foto: Isabel Moreira