“Valongo Educa +” promove participação e igualdade

O Município de Valongo, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho e com as Associações de Pais, tem vindo a implementar o projeto “MAIS VAL”, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

Uma das ações direcionada para a comunidade escolar do 1.º CEB, designada “Valongo EduCA+”, tem como missão promover a participação cívica e a igualdade de acesso a uma educação de qualidade.

Trata-se de uma plataforma digital interativa onde podem encontrar recursos didáticos, explorar temas de cidadania, ambiente, saúde, bem como podem, de forma lúdica, conhecer melhor o nosso concelho e partilhar acontecimentos, experiências e conquistas escolares. 

Este ano com um novo recurso disponível: O ENSINO A DISTÂNCIA. Através das diferentes funcionalidades E@D, a Plataforma pretende dar resposta às novas exigências do ensino, potenciando a comunicação entre professores, alunos e encarregados de educação. Professores, alunos e encarregados de educação podem interagir, partilhar documentos e atividades, acompanhar o percurso do aluno, reunir por videoconferência, lecionar/participar em videoaulas.

A nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi desenvolvido especificamente para recuperação das aprendizagens o jogo “As Olimpíadas do Conhecimento”, para o 3º e 4º anos, através do qual os alunos vão explorar os diferentes conteúdos de português, matemática e estudo do meio do ano curricular anterior.

A Plataforma tem várias novidades, desde a área de “Atividades em Família” até ao “Testa o teu conhecimento”, porque aprender é divertido! 

O/a encarregado/a de educação terá de efetuar o acesso à Plataforma Valongo Educa+ utilizando os dados relativos à Plataforma SIGA: 

Link: educamais.cm-valongo.pt 
Utilizador: nome de utilizador da Plataforma SIGA 
Código de acesso: palavra-passe definida na Plataforma SIGA 

Aos utilizadores, que acederem pela primeira vez à Plataforma Valongo Educa+, ser-lhes-á pedido para ativarem a conta do/a seu/sua educando/a. 

Caso necessite de ajuda para efetuar o login ou recuperar dados de acesso, por favor, consulte a informação em educamais.cm-valongo.pt/faqs_valongo  ou contacte o serviço de apoio técnico disponível através do número 234 246 000 (de seg. a sáb. ,das 10h às 18h) ou em juntospelaeducacao.lusoinfo.com.