Covid 19: Escolas de Valongo em alerta com 3 casos em alunos

Duas escolas de Valongo estão em alerta devido aos testes positivos à Covid 19 de três alunos. Dois são na EB 2/3 Vallis Longus e um na Escola Básica do Calvário. A situação está controlada pela autoridade de saúde e pelos responsáveis escolares

O primeiro caso terá sido detetado numa turma do primeiro ano da Escola do Calvário, estando a turma de quarentena em casa.

Os outros dois casos são na EB 2/3 e “devido ao contágio não ser de alto risco as turmas dos dois alunos continuam com aulas presenciais”. O JNR sabe que a direção do Agrupamento Vallis Longus enviou uma mensagem aos pais, dando a conhecer a situação, mas desdramatizando e apelando a que sejam cumpridas as regras de segurança impostas pela DGS.

Aqui está a comunicação: ”Informamos que foram confirmados dois casos de COVID-19 em alunos da Escola Básica de Vallis Longus, um no 6º Ano e outro no 9º. A Autoridade de Saúde Local, por considerar que o contágio é de baixo risco, determinou que as turmas dos dois alunos deverão continuar a frequentar as aulas, presencialmente.
O nosso estabelecimento está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2, apelando-se para que o Plano de Contingência seja, rigorosamente, cumprido. A Comissão Municipal de Proteção Civil vem agora, também, recomendar que todos os estabelecimentos de ensino divulguem junto da comunidade educativa para que a regra de utilização de máscara pelos alunos se estenda, pelo menos, até um raio de 300mts da escola. Essa regra deve, também, ser aplicada a docentes, não docentes e encarregados de educação.
A colaboração de todos é imprescindível e a comunidade educativa tem um papel pedagógico determinante a desempenhar nesta fase”.

Importante, nesta fase é que sejam reportados às autoridades de saúde ou à Linha de Saúde 24 os casos em que haja sintomas.