Sessão online para alunos sobre noticias falsas e desinformação

O projeto «Valongo, Cidade Utópica» promove uma sessão online em direto (live streaming no YouTube Utopia500 – https://www.youtube.com/channel/UCLb3VX41eoFzFR1c-exKAag/featured) sobre desinformação e notícias falsas, em particular em relação à COVID-19.

Esta sessão terá a participação de Carlos Magno, jornalista e analista político, de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto, e de José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.
A sessão realiza-se no dia 22 de Maio, às 15h00, e destina-se a alunos do 8.º ao 10.º ano.

As questões poderão ser enviadas durante o decorrer da sessão, por mensagem privada, para a página de Facebook Utopia500 – https://www.facebook.com/utopia500

Na sequência desta sessão e dos materiais disponibilizados na página online «Valongo, Cidade Utópica», o projeto irá promover o «Desafio Cidadania Informada Valongo 2020», um concurso que convida os participantes ao envio de denúncias (com justificação científica ou factual) de notícias falsas sobre a COVID-19 para publicação no mural do website «Valongo, Cidade Utópica». O concurso encontra-se aberto a todos os estudantes do 5.º ao 12.º anos inscritos nas escolas do Município de Valongo. As notícias falsas e a respetiva justificação deverão ser enviadas para utopia@letras.up.pt, juntamente com o nome do aluno, escola, ano de escolaridade e turma que frequenta, até ao dia 15 de junho. O Projeto Valongo, Cidade Utópica sorteará 10 cheques-prenda FNAC no valor de 25€ cada entre todos os estudantes de Valongo admitidos a concurso. O sorteio realiza-se em direto no Canal do YouTube Utopia500, no dia 18 de junho, às 11h00.

publicidade