Valongo chega aos 12 casos positivos com Covid 19 Presidente da Câmara quer declaração de emergência nacional

O concelho de Valongo já tem 12 casos confirmados de Covid 19. Um dos últimos casos que o JNR conhece é um elemento da comunidade escolar de São Lourenço (Ermesinde). Para além deste 12 casos, a esta hora (14h30 de domingo) há cerca de 20 casos suspeitos no concelho, alguns deles em quarentena e outros no hospital (a maioria no S. João) à espera dos resultados dos testes.

Entretanto o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, apelou à declaração de emergência nacional por parte do Governo, pois só dessa forma as autoridades locais podem impedir a realização de atividades como a Feira de Campo, que hoje se manteve em funcionamento apesar de todas as recomendações das autoridades para que se evitem aglomerações de pessoas, para conter a pandemia COVID-19.  

Segundo nota da Câmara de Valongo, a competência de gestão da referida feira é da junta de freguesia, pelo que a Câmara Municipal de Valongo não tem poderes para fechá-la de imediato. Foi no entanto solicitada a atuação da GNR.

Contactado pelo JNR, Alfredo Sousa, presidente da Junta de Campo e Sobrado afirmou que, após reunião com os presidentes de Junta de Ermesinde e Alfena, foi decidido cancelar as feiras a partir desta segunda-feira. Aliás, na passada sexta feira teve lugar a feira de Ermesinde. O autarca de Campo e Sobrado lembrou que outros espaços comerciais, continuam a funcionar, embora com algumas restrições.

Estão confirmados pelo menos 12 casos da doença no Município, com o principal foco na freguesia de Campo/Sobrado que regista 10 casos.

Refere a nota que “a Câmara Municipal de Valongo está a fazer tudo o que é possível, dentro da sua esfera de competências, para conter a pandemia”.