Quinto caso com covid 19 em Valongo e Câmara implementa mais medidas

Uma mulher com cerca de 55 anos, residente em Sobrado, funcionária da fábrica onde surgiu o primeiro caso no concelho de Valongo é a quinta pessoa do concelho, cujo teste para deteção do covid 19 deu positivo. Só de Sobrado o número de pessoas cujo teste deu positivo é de quatro. Recorde-se que estão de quarentena algumas dezenas de pessoas, sendo que 25 são funcionários da empresa onde laborava a mulher que teve o primeiro caso positivo, mas que entretanto se encontra perfeitamente estável.

Segundo apurou o JNR, a situação clínica da mulher agora identificada como sendo portadora do vírus, não é preocupante, tendo sido determinado pelo Hospital de S. João que ficasse em casa, em quarentena e com todo o isolamento necessário.

Pelos contactos efetuados pelo JNR há alguns casos suspeitos ainda em análise.

Recorde-se que os eventos públicos marcados para este fim de semana foram cancelados e ou adiados.

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, decretou o encerramento dos serviços presenciais ao público, reforçou o atendimento digital e telefónico, e o encerramento de parque infantis, entre outras medidas de carácter excecional para conter a propagação da pandemia COVID-19.

O autarca apela à população para ser responsável, permanecer em casa com serenidade, encarar como muito sério este risco e seguir todas as orientações das Autoridades.

A equipa do plano de contingência da Câmara Municipal de Valongo está a acompanhar em contínuo o evoluir da situação em articulação com as Autoridades de Saúde, para assegurar não só as medidas de contenção da doença no território, mas também para assegurar os serviços mínimos da Autarquia, designadamente o apoio social aos cidadãos mais vulneráveis.

No início da semana, fora já decretado o encerramento de todos os equipamentos desportivos e culturais do Município (piscinas, pavilhões, estádios, bibliotecas, museus, auditórios, etc.), bem como o adiamento ou cancelamento dos eventos programados para as próximas semanas, designadamente Mostra de Teatro Amador, Trilhos do Paleozóico, 1.º Portugal Internacional Montain Bike, Torneio Juvenil de Karaté de Valongo, Gala de Mérito Desportivo, OTL ESPECIAL@rte – Férias de Páscoa, Campos de Férias TOK’A MEXER VALONGO – PÁSCOA 2020 e a Vila Doce, entre outros.