Autarca de Valongo reforça pedidos após segundo caso confirmado de infetados com covid 19 em Valongo

Após a confirmação da existência no concelho de Valongo de pelo menos dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), com ligações a escolas, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, reforçou o pedido às Autoridades de Saúde Pública para que decretem  o encerramento imediato de todos os estabelecimentos de ensino do concelho (públicos e privados), considerando o apelo das Direções das escolas, dado que o Município não tem essa competência.

O segundo caso confirmado de Covid-19 é o de um professor do Agrupamento de Escolas de Campo. O primeiro é da mãe de uma aluna do Agrupamento de Escolas de Valongo, que nos últimos dias sempre acompanhou a filha que desenvolve atividades desportivas com ligação a outras escolas do concelho.

O autarca pediu também aos párocos de todas as freguesias do concelho para que cancelem ou adiem as missas, considerando a necessidade imperiosa de fazer tudo ao nosso alcance para conter esta pandemia e proteger a população.

Face à urgente necessidade de conter a propagação do vírus e tendo em conta as características do território do Município, designadamente a sua alta densidade populacional, o autarca apela a uma decisão rápida das autoridades competentes.

No início da semana, foi decretado o encerramento de todos os equipamentos desportivos e culturais do Município (piscinas, pavilhões, estádios, bibliotecas, museus, auditórios, etc.), bem como o adiamento ou cancelamento dos eventos programados para as próximas semanas, designadamente Mostra de Teatro Amador, Trilhos do Paleozóico, 1.º Portugal Internacional Montain Bike, Torneio Juvenil de Karaté de Valongo, Gala de Mérito Desportivo, OTL ESPECIAL@rte – Férias de Páscoa, Campos de Férias TOK’A MEXER VALONGO – PÁSCOA 2020 e a Vila Doce, entre outros.

José Manuel Ribeiro apela também à população para manter a serenidade, encarar como muito sério este risco e seguir todas as orientações das autoridades de saúde.