“Culturinha Sai à Rua” para atividades culturais no Concelho de Paredes

Dinamizado pelo pelouro da cultura do da Câmara de Paredes, o projeto “Culturinha Sai à Rua” pretende envolver toda a comunidade na atividade cultural do concelho de Paredes.

“Sabemos que nem todos, pelos mais diversos motivos, têm acesso à Cultura, nas suas mais variadas formas, por isso é que nasce o projeto “Culturinha Sai à Rua”, refere a vereadora da cultura da Câmara de Paredes, Beatriz Meireles. Desta forma, “podemos ouvir os anseios da população, trazer novas ideias, tradições e amigos da cultura”, acrescenta.

O objetivo é divulgar as atividades culturais promovidas pela autarquia e pelos diferentes agentes culturais do Concelho – freguesias, paróquias, associações, escolas e IPSS’s – e, simultaneamente, expandir as atividades para fora dos tradicionais espaços, como Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e Loja Interativa do Turismo.

O projeto materializa-se com a carrinha “Culturinha Sai à Rua”, que percorre as freguesias, escolas, centros de dia, lares e IPSS’s do Concelho, para levar a todos os munícipes em especial às crianças e seniores atividades ligadas ao teatro, poesia, artes, dança, música e exposições.

Desta forma, é dada a oportunidade à comunidade de colocar em prática, por exemplo, um hábito tão simples como requisitar um livro, sem necessitar de se deslocar.

“Pretende-se promover o acesso de todos a uma programação cultural dinâmica, criativa, diversificada, informada e sobretudo construída a partir do olhar de quem as desfruta”, sublinha a vereadora da cultura, Beatriz Meireles.

Recorde-se que o “Culturinha Sai à Rua” conta já com uma mascote, que nasceu das mãos do aluno Bruno Ribeiro, do 4º ano da Escola de Mouriz, no ano letivo de 2018/2019, um dos inúmeros participantes do concurso aberto às escolas básicas e Jardins de Infância do Concelho de Paredes.