Valongo vai ser o primeiro município do país a ter um laboratório inovador de aprendizagem em todas as escolas do 1.º Ciclo do ensino básico. Estes novos espaços de aprendizagem chamam-se “Salas do Futuro” e – nas 28 escolas públicas do concelho – vão oferecer a alunos e professores mobiliário flexível para trabalharem, com painéis interativos, impressoras 3D, kits robóticos, tablets e algumas tecnologias de ponta.
Na próxima segunda-feira, às 15h00, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, e o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inauguram a Sala do Futuro da Escola Básica de Mirante de Sonhos, Rua Raúl Brandão, 195, em Ermesinde.
De seguida, terá lugar a assinatura do Protocolo de Cooperação da Escola de Segunda Oportunidade de Valongo entre os parceiros Câmara Municipal de Valongo, Centro Social de Ermesinde, Agrupamento de Escolas de Ermesinde e a DEGEstE que decorrerá nas instalações do Centro Social de Ermesinde, Largo António Moreira da Silva Canório (Antigo Largo da Feira), em Ermesinde.
“É essencial que as crianças gostem de estar na escola e que esta lhes dê meios para descobrirem os seus talentos. Estamos empenhados em fazer de Valongo um exemplo, utilizando a tecnologia para torná-lo um concelho verdadeiramente inclusivo e educador”, afirma José Manuel Ribeiro.