Espeleólogos do Alto Relevo retidos em gruta em Espanha

Quatro espeleólogos do Alto Relevo de Valongo, estão presos numa gruta em Espanha desde sábado passado, mas tudo indica que estão bem, segundo as autoridades espanholas

Entretanto uma equipa de resgate já está no local para tentar retirar os elementos do Alto Relevo da gruta de Cueto-Coventosa, mas os trabalhos são dificultados devido à subida das águas.

A equipa de resgate está a aguardar que o nível da água diminua para tentar resgatar os portuguese. Segundo o serviço de emergência do governo da Cantábria, a água está a baixar a uma velocidade de 10 centímetros por hora, muito mais lento do que era expectável. 

A previsão da Agência Estatal de Meteorologia é de chuvas fracas durante a manhã, sem registo de pluviosidade à tarde, com o tempo a agravar-se na terça-feira. Caso o nível da água não diminua, o grupo deve instalar cordas e corrimões para tentar localizar os espeleólogos. 

A operação de resgate integra a equipa de espeleologia da Cantábria (ESOCAN), além de técnicos da Direção Geral do Interior do governo da Cantábria, agentes da Guarda Civil e voluntários da Associação de Proteção Civil de Arredondo.

Na entrada da área dos três lagos, a equipa de resgate instalou um ponto de acampamento, aguardando a diminuição do nível da água.

Cerca das 12h30 os quatro portugueses foram localizados a cerca de 3 horas da entrada da gruta.