W52 FC Porto na Volta a Portugal sem Alarcon e Vinhas

Apresentação de equipas, VISEU, durante a 81ª Volta a Portugal Santander 2019, Photo PODIUM / Paulo maria

Começa esta quarta feira a Volta a Portugal em bicicleta. A grande prova do ciclismo nacional passa pelo concelho de Valongo na etapa número 8, dia 9 de agosto. Os ciclistas vêm de Lordelo e passam na Balsa às 15.53, centro de Sobrado às 15.58 e Campo às 16.01 (melhores horários).

Raúl Alarcón, vencedor das edições de 2017 e 2018, é o grande ausente da Volta a Portugal, porém as alternativas da equipa de Sobrado são muitas e com características distintas

Raúl Alarcón, vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018, está fora dos planos da W52-FC Porto para a Volta a Portugal, consequência da queda sofrida no GP Abimota e que lhe originou problemas num joelho e a fratura de uma clavícula.

Também fora da escolha de Nuno Ribeiro, diretor da equipa de ciclismo que tem dominado o panorama português. está o antigo vencedor da Volta, o sobradense Rui Vinhas.

Mas mesmo assim, a W52 FC Porto continua a ser favorita. O elenco à disposição do diretor-desportivo Nuno Ribeiro continua a contar com ciclistas como Edgar Pinto, António Carvalho, Ricardo Mestre, João Rodrigues e Gustavo Veloso, homens potencialmente apontados aos lugares cimeiros da geral.

Veloso entra para o lugar de Alarcón e, embora longe da forma que protagonizou nas corridas de 2014 e 2015, será um nome de respeito para as outras equipas, já que tem duas vitórias na Volta. Edgar Pinto, o corredor recrutado à Vito-Feirense, tem sido o maior destaque internacional: foi quinto na Volta a Turquia, prova de World Tour, quinto em Aragão e quarto nas Astúrias. Tem um percurso com três subidas duras (Torre, Larouco e Senhora da Graça) e topos mais explosivos onde pode fazer a diferença, daí que possa ser, à partida, o mais protegido. Ricardo Mestre conquistou o Grande Prémio JN e já venceu uma Volta, na altura pelo Tavira. Tem o contrarrelógio de 20km nos Aliados como possível trunfo, um pouco à imagem de António Carvalho que tem vindo a melhorar também nas subidas e que foi vital para os últimos dois triunfos de Alarcón.

De perfil semelhante a Carvalho estará também João Rodrigues. O algarvio foi nono na Volta ao Algarve e venceu a Volta ao Alentejo.

De perfil semelhante a Carvalho estará também João Rodrigues. O algarvio foi nono na Volta ao Algarve e venceu a Volta ao Alentejo. A dúvida é se voltará ao bom momento aí apresentado, mas tem um percurso duro, como gosta, e com um crono final que o favorece. O nível da W52-FC Porto tão alto que foi preciso excluir homens como Rui Vinhas ou Joaquim Silva, porém a ambição do projeto de Sobrado é ganhar pela sétima vez consecutiva.

Qualquer um dos mencionados pode mexer decisivamente com a corrida, relembrando como Vinhas, em 2016, acabou por vencer depois de ganhar um avanço determinante numa fuga. O mesmo Vinhas que confidenciou ao jornal O JOGO alguma “mágoa” por não estar presente, mas deixando a garantia: “Temos uma grande equipa. Percebo o facto de ficar de fora porque o nível é muito forte. Vou estar ao lado deles para apoiar.”

JNR/ O Jogo