“Trilobites em Valongo: um rasto de história…” Prémio da Geoconservação 2018

O Prémio Geoconservação 2018 foi atribuído à exposição “Trilobites em Valongo: um rasto de história…”
A Exposição “Trilobites em Valongo: um rasto de história…” foi distinguida com o 1.º Prémio de Geoconservação 2018, atribuído pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico). Este prémio visa distinguir o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Valongo na implementação de estratégias de conservação e valorização do Património Geológico no seu território.


A cerimónia de entrega do Prémio de Geoconservação 2018 realizou-se no dia 18 de maio, no Museu Municipal de Valongo, local onde está patente ao público até finais do mês de Setembro a exposição “Trilobites em Valongo: um rasto de história…”. 
Realizada com o apoio científico do Museu de História Natural da Universidade do Porto e inaugurada no âmbito das comemorações dos 180 Anos do Município de Valongo, esta mostra dá a conhecer os seres marinhos fascinantes que povoaram o território do concelho na Era Paleozóica, há centenas de milhões de anos, muito antes da existência dos dinossauros. Pretende-se divulgar não só o riquíssimo espólio fóssil de Valongo, mas também a história do maravilhoso mundo outrora habitado pelas diferentes espécies de trilobites.