O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou, este sábado, as suas condolências à “família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube”.
O Chefe do Estado destaca, numa curta publicação que partilhou no site oficial da Presidência da República, que foi no início dos anos 80 que “conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais”.
Marcelo Rebelo de Sousa relembra, ainda, que “mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências”.
“Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado, o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança”, disse ainda.
Refira-se que Jorge Nuno Pinto da Costa morreu, com 87 anos, este sábado, dia 15 de fevereiro, vítima de longa batalha contra um cancro na próstata.

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente honorário do FC Porto, foi o mais titulado do mundo.
O antigo presidente do FC Porto tinha, “71 de associado”, tendo estado “seis décadas nos órgãos sociais e 42 anos”, à frente dos azuis e brancos.
Com Jorge Nuno Pinto da Costa, o FC Porto festejou “2.591 conquistas”, foi o clube português “com mais títulos oficiais ao erguer 23 campeonatos, 22 supertaças, 15 taças de Portugal, duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e outra Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga”.
Foi, também, com o ex-dirigente que o clube viu o número de associados crescer de forma significativa, passando, segundo o FC Porto, de “52 mil associados, em 1976, para 147 mil associados”.
Ainda de acordo com o FC Porto, o clube é, hoje, uma referência nacional e internacional, existindo “um antes e um depois de Jorge Nuno Pinto da Costa”.
O clube anunciou, entretanto, numa homenagem ao antigo dirigente que “todas as equipas das diversas modalidades e escalões do FC Porto” irão cumprir um minuto de silêncio, este domingo, dia 16 de fevereiro, em memória do dirigente portista.
Refira-se que o funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa está agendado para segunda-feira, dia 17, às 11h00, na Igreja das Antas.


