Porto: PJ detém burlão de 70 anos que roubou 400 mil euros a ordem religiosa

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve este domingo, dia 1 de fevereiro, um homem de 70 anos que se encontrava foragido à justiça. A detenção ocorreu na cidade do Porto, em cumprimento de um Mandado de Detenção Europeu, após o suspeito ter sido localizado em território nacional.

O indivíduo é o autor de uma burla qualificada que remonta a 2004, tendo como alvo uma ordem religiosa portuguesa que gere diversos centros de apoio social no Porto. Na altura, o homem apropriou-se indevidamente de cerca de 400 mil euros pertencentes à instituição.

Quatro anos de fuga na Suíça

Apesar de o crime ter ocorrido há duas décadas, o processo judicial culminou numa condenação de quatro anos e seis meses de prisão efetiva, que transitou em julgado em 2022. No entanto, o burlão conseguiu evadir-se às autoridades portuguesas, refugiando-se na Suíça, onde viveu nos últimos quatro anos.

A sua passagem pelo Porto este fim de semana acabou por ditar o fim da fuga, com a PJ a intercetar o septuagenário antes que este pudesse regressar ao estrangeiro.

Resumo do Processo:

  • Crime: Burla Qualificada (apropriação de 400.000€).
  • Vítima: Ordem Religiosa com centros de apoio social.
  • Pena: 4 anos e 6 meses de prisão.
  • Estado: Detido e conduzido ao estabelecimento prisional para cumprimento imediato da pena.

Este desfecho encerra um capítulo de longa data na justiça portuense, garantindo que os fundos desviados de fins sociais tenham finalmente um reflexo na responsabilização criminal do autor.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o JNR, relativas ao Grande Porto? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt

Seja o primeiro a comentar em "Porto: PJ detém burlão de 70 anos que roubou 400 mil euros a ordem religiosa"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.