O Comando Territorial do Porto da GNR, sob a direção do Coronel Paulo Jorge André Serra, emitiu hoje, sexta-feira, 13 de fevereiro, um aviso urgente sobre o estado das vias no distrito. As chuvas intensas das últimas horas provocaram o transbordo de linhas de água e a instabilidade de taludes, resultando em várias estradas cortadas ou condicionadas.
Se tem de circular na região, consulte o balanço atualizado das vias afetadas por concelho:
Estado das Vias por Município
| Concelho | Localidade / Rua | Tipo de Incidente |
| Gondomar | Foz do Sousa (R. Nova do Outeiro / Pq. Travassos) | Desmoronamento e Inundação |
| Medas (EM615-3) / Jovim e Lomba (R. da Praia) | Inundação | |
| Amarante | Candemil (EN 15 – Km 74.800 ao 74.900) | Desmoronamento |
| Vila Meã (R. dos Moinhos) / Cepelos (R. 31 Jan) | Desmoronamento e Inundação | |
| V. N. Gaia | Pedroso / Olival / Crestuma (Zonas de Praia) | Inundação |
| Vereda do Tâmega | Desmoronamento | |
| Baião | Valadares / S. Marinha do Zêzere (várias ruas) | Desmoronamentos múltiplos |
| Marco Canaveses | Torre (Rua da Torre) | Queda de árvore e desabamento |
| Felgueiras | Lixa (Rua Dom António Ferreira Gomes) | Desmoronamento |
| Paços Ferreira | Meixomil (Beco da Lama) | Inundação |
| Vila do Conde | Arcos (Rua da Alegria) | Inundação |
Zonas Críticas: Gondomar e Gaia com margens submersas
As zonas ribeirinhas de Gondomar (Jovim, Lomba e Medas) e de Vila Nova de Gaia (Crestuma e Olival) apresentam cenários de inundação nas ruas de acesso às praias fluviais, recomendando-se evitar a circulação nestes pontos baixos.
Em Amarante, o destaque vai para a EN 15, uma via estruturante, que se encontra condicionada entre os quilómetros 74 e 75, em Candemil, devido à queda de terras e pedras para a faixa de rodagem.
Recomendações de Segurança da GNR
Face às condições climatéricas e ao estado das vias, a Guarda Nacional Republicana reforça os seguintes conselhos aos automobilistas:
- Planeamento: Verifique o seu trajeto antes de sair e evite estradas secundárias em zonas de encosta ou próximas de rios.
- Alternativas: Utilize as autoestradas e vias principais, que oferecem maior escoamento e segurança.
- Sinalização: Respeite rigorosamente as fitas de isolamento e a sinalização temporária. Não tente atravessar zonas inundadas, mesmo que pareçam pouco profundas.
- Condução Defensiva: Reduza a velocidade e aumente a distância de segurança, dada a possibilidade de encontrar detritos ou lençóis de água inesperados.
A proteção de todos depende da responsabilidade individual. Mantenha-se informado através dos canais oficiais.
Tem informações sobre outras vias cortadas na sua freguesia? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt



