Porto – Duas detenções por furto de viatura e furtos em estabelecimentos comerciais

Imagem: Alexa por Pixabay

A Polícia de Segurança Pública deteve, na tarde de 16 de dezembro, no Bairro Pinheiro Torres, no Porto, um homem de 41 anos e uma mulher de 45 anos, suspeitos da prática de furto de veículo automóvel e de vários furtos em estabelecimentos comerciais.

A detenção foi efetuada pela Divisão de Investigação Criminal, após a localização de uma viatura que havia sido furtada horas antes num posto de abastecimento de combustíveis no concelho de Ovar. No interior do automóvel encontravam-se uns AirPods da marca Apple, equipados com sistema de localização em tempo real, o que permitiu às autoridades apurar rapidamente que a viatura se encontrava no Porto.

De imediato foram desenvolvidas diligências policiais que culminaram na interceção do veículo no Bairro Pinheiro Torres. Durante a abordagem, o condutor desobedeceu às ordens da PSP e tentou colocar-se em fuga, acabando por embater numa viatura policial.

No decurso da investigação, a PSP apurou ainda que, durante a deslocação entre Ovar e o Porto, os suspeitos efetuaram um abastecimento de combustível no valor de 20,15 euros, num posto de abastecimento em Arcozelo. No momento do pagamento, o cartão multibanco utilizado foi recusado por se encontrar cancelado, levando o condutor a abandonar o local sem efetuar o pagamento.

Foi igualmente verificado que no interior da viatura se encontravam diversos artigos furtados em dois estabelecimentos comerciais de Ovar, nomeadamente uma televisão avaliada em 190 euros, duas caixas de café, uma garrafa de Licor Beirão, um chocolate, um creme hidratante, carnes embaladas com alarme e vários produtos de higiene pessoal, num valor global estimado em cerca de 130 euros.

A PSP destaca a importância dos seus sistemas de comunicação rápida e eficaz, que permitem o alerta imediato entre comandos e unidades, bem como a cooperação com outras forças de segurança, aumentando as probabilidades de sucesso no combate à criminalidade. É ainda salientado o papel determinante do sistema de videovigilância, que permitiu monitorizar os movimentos dos suspeitos e contribuiu para o desfecho positivo da ocorrência.

Os detidos foram presentes ao Juiz de Instrução Criminal de Aveiro na manhã de hoje. Ao homem foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva, enquanto a mulher ficou sujeita à obrigação de apresentações periódicas às autoridades.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt