No dia 30 de novembro, diversas autarquias da região do Grande Porto assinalaram o Dia Internacional das Cidades Educadoras, com iniciativas dedicadas à participação ativa das crianças e jovens na construção de cidades mais inclusivas e participativas.
Valongo celebrou a data com uma sessão solene, que incluiu o hasteamento da Bandeira das Cidades Educadoras, a leitura da Declaração Internacional e a apresentação do Conselho das Crianças de Valongo. O momento contou ainda com a interpretação do tema A Pedra Filosofal pelos alunos da Academia de Artes do Concelho, sob o lema “A participação das crianças na Cidade Educadora”. Valongo aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras em 2015, reforçando o compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e comunitária.
Na Trofa, a iniciativa “Ler é Cuidar — Encontro de Gerações pela Leitura” promoveu a partilha intergeracional entre a utente Gabriela, do Centro Comunitário Municipal da Trofa, e os alunos do 4.º ano da EB1/JI de Esprela. Gabriela leu a história As Três Finorias e as crianças retribuíram com um poema escrito por elas, valorizando a partilha de saberes, afetos e aprendizagem ao longo da vida.
Em Santo Tirso, realizou-se uma Assembleia de Crianças na Fábrica de Santo Thyrso, com quase 150 alunos de diferentes escolas do concelho. Sob o tema “A Participação das Crianças na Cidade Educadora”, as crianças apresentaram ideias e propostas para diversas áreas da vida municipal, promovendo escuta ativa, debate e cidadania.
Gondomar dinamizou atividades em escolas do concelho, permitindo que crianças e jovens expressassem as suas ideias sobre como melhorar a cidade, reforçando o papel ativo das novas gerações na construção urbana e social.
Em Maia, o programa “Recreios que Cuidam” iniciou sessões de auscultação em escolas, como a Escola Básica da Gandra, envolvendo cerca de 70 crianças cujas sugestões vão orientar a requalificação dos recreios escolares, promovendo participação cidadã desde a infância.
Por fim, Paredes trouxe a inovação digital para o debate, com alunos do 1.º ciclo explorando a sala Minecraft da Casa da Juventude, onde, de forma democrática e participativa, revelaram necessidades e ideias para a sua cidade, consolidando o compromisso do município com uma cidade educadora, inclusiva e igualitária.
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