A Maiambiente e o Electrão apresentaram, no passado dia 16 de setembro, a campanha “Vidrados no Ambiente”, um projeto que visa incentivar hotéis, restaurantes e cafés a reforçar a separação de vidro para reciclagem.
O setor HORECA é responsável por quase metade do consumo de vidro de embalagem em Portugal e cada estabelecimento produz, em média, duas toneladas de resíduos de vidro por ano — 32 vezes mais do que uma família. Contudo, apenas 36% desse vidro é atualmente encaminhado para reciclagem.
“Estes números demonstram que é possível fazer mais com o envolvimento destes agentes que são uma peça chave para impulsionar a reciclagem em Portugal”, destacou o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.
A campanha prevê ações de sensibilização em 300 estabelecimentos do concelho da Maia, com acompanhamento personalizado para apoiar a implementação de boas práticas, desde a instalação de contentores próprios até à formação de equipas.
Apesar de a Maia apresentar uma taxa de retoma do vidro 20% acima da média nacional, a presidente da Maiambiente, Marta Peneda, sublinhou que “para atingir a meta de 95% até 2030 é preciso manter o esforço e envolver o setor HORECA com novas abordagens”.
O vidro continua a ser o material menos reciclado no país: a taxa nacional ronda os 50%, abaixo da meta europeia de 70% já em 2025. No primeiro semestre de 2025, registou-se mesmo uma quebra de 1% face ao período homólogo do ano anterior.
Sendo infinitamente reciclável e reutilizável, o vidro é apontado como peça central da economia circular. A aposta em campanhas como esta poderá ser decisiva para Portugal cumprir os objetivos ambientais definidos pela União Europeia.
—
Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt

Seja o primeiro a comentar em "Maia lança campanha “Vidrados no Ambiente” para aumentar reciclagem de vidro no setor HORECA"