Autárquicas. Chega quer transferir Mercado Abastecedor para Gondomar e aliviar tráfego na VCI

O candidato do Chega à Câmara Municipal do Porto, Miguel Corte-Real, defendeu a transferência do Mercado Abastecedor do Porto para o concelho de Gondomar. O objetivo, explicou, é aliviar a pressão exercida pelo intenso tráfego de pesados na Via de Cintura Interna (VCI), uma das principais artérias da cidade.

A proposta foi apresentada no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, durante uma sessão em que também foi anunciado o candidato do partido à Assembleia Municipal, o empresário Carlos Gagliardini Graça.

Segundo Miguel Corte-Real, “a VCI tem um problema muito grande, com veículos pesados a circular todos os dias”, apontando que cerca de 3.000 veículos entram e saem diariamente do Mercado Abastecedor, sendo este responsável, segundo as suas estimativas, por 20% do tráfego pesado naquela via.

“Se o Mercado Abastecedor nos causa esta pressão, a solução tem que ser olhar para o problema e reconhecer que, se calhar, o Mercado pode estar noutro local”, defendeu. A proposta passa por relocalizar o mercado para Gondomar, aproveitando terrenos já detidos pela Câmara do Porto,

Para o candidato do Chega, esta medida teria efeitos imediatos na redução do tráfego, ao contrário de outras propostas, que considerou insuficientes ou pouco concretas. Miguel Corte-Real elogiou ainda o estudo apresentado por José Miguel Lameiras, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que propõe uma reconversão estrutural da VCI com áreas verdes, ciclovias, habitação e praças. No entanto, sublinhou que esse é “um estudo de médio prazo” e defendeu a necessidade de “soluções concretas e exequíveis no curto prazo”.

Aproveitou também para sugerir uma requalificação urbana profunda da zona de Campanhã, atualmente ocupada pelo mercado. Com a deslocalização, essa área poderia ser convertida em habitação para a classe média, com a construção de “milhares de casas”, em regime de parceria público-privada ou em modelo cooperativo, visando torná-la “uma das melhores zonas da cidade do Porto”.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt.