Gondomar: Filigrana de Portugal candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Publicidade

Imagem: Município de Gondomar

Gondomar e Póvoa de Lanhoso, os dois grandes centros nacionais da arte da filigrana, oficializaram esta semana a candidatura da “Filigrana de Portugal” à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A iniciativa pretende reforçar a salvaguarda e valorização de uma arte milenar da ourivesaria nacional, que, com extraordinária mestria, transforma finíssimos fios de ouro e prata em autênticas obras de rendilhado. Hoje, a filigrana é um símbolo do artesanato e da identidade cultural portuguesa, transmitido de geração em geração pelos mestres filigraneiros.

“Esta candidatura é um compromisso com a preservação de um legado cultural de excecional importância. Representa o reconhecimento do saber e do trabalho acumulado ao longo de séculos por gerações de artesãos. É fundamental que este património continue a ser promovido e transmitido às futuras gerações”, sublinham os Municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso.

O processo agora submetido à UNESCO resulta de um longo percurso de cooperação iniciado com o protocolo assinado entre os dois municípios em 2016, que conduziu à certificação oficial da técnica em 2018 e à sua inclusão, em 2023, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Com esta candidatura, Gondomar e Póvoa de Lanhoso reforçam o papel de guardião e promotor de uma das mais refinadas expressões da ourivesaria tradicional portuguesa, com o objetivo de obter reconhecimento e proteção internacional.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt