Semana Santa de Gondomar 2025 assinalada com concertos em igrejas do concelho

O Município de Gondomar vai assinalar a Semana Santa com um ciclo de concertos gratuitos, entre os dias 15 e 17 de abril, em três locais distintos do concelho. A iniciativa, de entrada livre, oferece momentos de reflexão e espiritualidade através da música clássica e da tradição popular.

O programa arranca a 15 de abril, pelas 21h30, na Igreja de Rio Tinto, com a interpretação de “As sete últimas palavras de Cristo na cruz”, de Joseph Haydn, numa versão para orquestra de cordas pela Camerata Portuguesa.

No dia seguinte, 16 de abril, à mesma hora, a Igreja de São Pedro da Cova acolhe a execução da “Grande Missa em dó menor”, de Mozart, num espetáculo protagonizado pela Orquestra Filarmónica Portuguesa e pelo Coro Polifónico da Lapa.

O ciclo encerra a 17 de abril, pelas 21h00, no Adro da Capela de São Roque, em Gens (Foz do Sousa), com um momento de tradição e devoção popular: o Rancho Folclórico de Gens e o Grupo Coral de Gens apresentarão os cânticos “Cantar às almas” e “O rosário da quinta-feira maior”.

📅 Programa

15 de abril – 21h30 | Igreja de Rio Tinto
🎻 “As sete últimas palavras de Cristo na cruz” – Joseph Haydn
📍 Camerata Portuguesa

16 de abril – 21h30 | Igreja de São Pedro da Cova
🎶 “Grande Missa em dó menor” – Mozart
📍 Orquestra Filarmónica Portuguesa e Coro Polifónico da Lapa

17 de abril – 21h00 | Adro da Capela de São Roque, Gens (Foz do Sousa)
🎼 “Cantar às almas” e “O rosário da quinta-feira maior”
📍 Rancho Folclórico de Gens e Grupo Coral de Gens