Maia, Gondomar e Valongo entre os municípios que recebem apoio para transportes públicos em 2025

Imagem Destaque: Unir

Os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) vão receber 67,3 milhões de euros de apoio aos transportes públicos em 2025, através do Programa de Incentivo ao Transporte Público Coletivo de Passageiros (Incentiva+TP). A medida, aprovada pelo Conselho Metropolitano do Porto, inclui uma comparticipação municipal de 4,5 milhões de euros.

Segundo o Porto Canal, dos 67,3 milhões de euros a serem transferidos do Fundo Ambiental, 59,7 milhões destinam-se à AMP, que gere a rede Unir. O restante montante será distribuído entre os municípios que atuam como autoridades de transporte, nomeadamente os acionistas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e da MobiAve.

No que respeita à STCP, os apoios contemplam:
🔹 Porto – 2,54 milhões de euros
🔹 Vila Nova de Gaia – 1,47 milhões de euros
🔹 Gondomar – 866 mil euros
🔹 Maia – 820 mil euros
🔹 Matosinhos – 756 mil euros
🔹 Valongo – 449 mil euros

Já no caso dos municípios abrangidos pela MobiAve, Santo Tirso receberá 507 mil euros, enquanto Trofa contará com 118 mil euros.

Este investimento, que representa um aumento face aos 62,8 milhões de euros recebidos em 2024, resulta do crescimento das receitas da taxa de carbono, aplicadas na promoção do transporte público e na redução do impacto ambiental.